Começou hoje o Congresso Virtual de Aleitamento Materno, organizado pelo pediatra e especialista em aleitamento materno Marcus Renato de Carvalho, do Rio de Janeiro.
Durante três dias, os profissionais da Saúde de Americana participarão deste evento em um ambiente virtual. O auditório da Secretaria de Saúde está recebendo os 35 profissionais que se inscreveram no Congresso.
Até sábado, pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogo e assistente social terão a oportunidade de discutir temas como a humanização do nascimento, mãe canguru, apoio, aconselhamento, rede básica, desmame precoce, anatomia e fisiologia da sucção, valor nutricional do leite materno e direitos do prematuro.
“O objetivo é capacitar, atualizar e sensibilizar os profissionais da rede em relação ao aleitamento materno”, disse a fonoaudióloga e coordenadora do projeto Mama Nenê, Sandra Regina Possobon.
Durante todo o dia de hoje os participantes assistiram palestras sobre políticas públicas em aleitamento materno, amamentação na atenção e humanização. Amanhã, as aulas englobam aconselhamento e grupos de apoio, anatomia e fisiologia da sucção na amamentação e a visão nutricional do leite humano. E no sábado, a terceirização da infância e o desmame precoce, manejo clínico da lactação, a amamentação e cuidado com o bebê prematuro e a importância da certificação internacional em amamentação.
O evento tem o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e do Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.
N