Durante o período de gestação o corpo da mulher passa por inúmeras transformações e ela deve preocupar-se apenas com o bem-estar, seu e do bebê. Esse é o período no qual ela deve descansar, exercitando-se com parcimônia (caminhadas, hatha yoga, hidroginástica e natação, se o já fazia anteriormente) e “guardar energia” para o tempo seguinte, após o nascimento do bebê.
Desde que a mulher esteja liberada por seu médico, geralmente após o período de puerpério tardio (entre 10 e 45 dias após o parto), ela deve exercitar-se para obter não só sua recuperação física, mas para conquistar um bem-estar geral, se auto-estimulando para a retomada de seu espaço individual. O ideal é que a “mamãe” procure uma atividade física que atenda às suas necessidades de “sentir-se bem”, integrada a um grupo ao qual ela se identifique, mesmo que nele existam outras mães em estágios e situações diferentes; um local onde ela possa “trocar e compartilhar”, além de se exercitar e voltar à forma sem estresse.
Porque exercitar o corpo é tão importante ? Nas primeiras 24 horas após o parto, o obstetra já orienta e encoraja à mamãe a fazer um exercício de ambulação (caminhar um pouco) pelos corredores da maternidade, para evitar uma trombose venosa, produzindo também o alívio de gases. Em seguida ocorre o período da recuperação fisiológica, naturalmente sem necessidade de grandes auxílios. Há a diminuição dos “lóquios” (sangramento, secreção sero-sanguínea); a redução do tamanho do útero (especialmente se a mamãe amamenta, pois ao sugar, o bebê estimula a produção de oxitocina que é responsável pela contração da musculatura interna); redução do edema (inchaço); diminuição das vísceras e das taxas hormonais alteradas; encerramento da incontinência urinária devido à anterior pressão do útero sobre a bexiga; recuperação natural do prolapso sofrido pelo desenvolvimento do útero e da queda da bexiga, devido ao relaxamento da musculatura geral.
O objetivo da aula de “Postura Global”, além de estimular a auto-estima, é conquistar a recuperação do corpo como um todo, através de respiração, relaxamento, conscientização e retomada da memória muscular, alongamento dinâmico, posturas de hatha yoga conduzida e fortalecimento muscular local (períneo, abdômen, glúteos, coxas, braços e costas).
A aula promove o relaxamento necessário às costas, especialmente na região lombar e ombros, que por estresse, cansaço ou má postura, provocam inúmeros incômodos além de alterar o humor e o bem-estar geral através dos pequenos momentos de meditação e respiração. Porém, tem a clara proposta de ser uma aula estimulante, não só pelos exercícios que “movimentam” os centros energéticos ou pelas posturas alcançadas através da “atitude”, mas também por dividir esses e outros momentos com pessoas que passam ou passaram por vivências semelhantes, além do acolhedor ambiente aonde as aulas acontecem e da boa música que as acompanham, é claro.
Academia Sivananda (Shopping da Gávea) Rio de Janeiro – RJ Tel: 32040557 e 99190262
Márcia Barros, formada em Educação Física, Dança, Yoga e diversas Terapias Corporais. Também trabalha como coreógrafa e Personal Trainer. Utilizando-se de variadas técnicas da Yoga, da Dança e da Ginástica, Márcia criou a aula de “Postura Global “, que se destina não só à mulher pós-parturiente, mas também àquela que deseja manter-se e dar continuidade ao trabalho desenvolvido além deste período, sempre respeitando o estado, o momento e principalmente o limite de cada pessoa para que, além de prazer, seja alcançado um bom resultado.