Curiosidades:
* Dentes decíduos (“de leite”) começam a se formar aproximadamente na 7ª semana de vida intrauterina.
* Alguns dentes permanentes também têm seus primeiros indícios ainda na vida intra-uterina.
* O esmalte de todos dentes decíduos se formam até o final do primeiro ano de idade do bebê.
* Erupção de todos os dentes decíduos geralmente se dá de 24 a 36 meses de idade.
* Com 3 anos o bebê já deve ter as raízes dos dentes decíduos completas.
Aleitamento Materno
Ao nascer o bebê tem a mandíbula retrognata em relação à maxila, e é a amamentação que fará com que essa mandíbula se desenvolva corretamente.
O aleitamento materno então ajuda no desenvolvimento dos padrões musculares, estimula a respiração nasal, o vedamento labial, permitindo o correto posicionamento da língua durante a deglutição, auxiliando na presença de futuras má-oclusões.
Dieta
Sabe-se que o consumo de doces, em idades precoces, está diretamente relacionada com a maior prevalência de cáries em idade pré-escolar, sendo a determinação do padrão de dieta, fundamental para a formação de futuros hábitos de alimentação.
O açúcar deve ser evitado desde cedo.
Os padrões alimentares dos pais, que não têm uma alimentação saudável, não devem ser passados aos filhos, ou seja, os pais não devem adoçar chás, leites, sucos e etc. (o bebê não conhece o açúcar), devem oferecer legumes e frutas (mesmo que os pais não gostem).
Deve se estimular a mastigação, para um bom desenvolvimento das arcadas, dos músculos mastigatórios e ainda para estimular o aumento do fluxo salivar, que atua na prevenção de cáries.
Tipos de alimentos
Alimentos protetores: Alimentos duros e fibrosos (por ex.: maçã)
Obs: sugestão de lanche escolar: queijo *, pipoca salgada, amendoim e castanha
* queijo = cariostático – reduz o nº de bactérias cariogênicas, além de que as proteínas estimulam o aumento do fluxo salivar, auxiliando na redução da desmineralização do esmalte, causada pela placa bacteriana. O maior conteúdo de cálcio e fósforo parece ser outro fator do mecanismo cariostático do queijo.
Mamadeira e chupetas
Devem ser evitadas, pois não estimulam o desenvolvimento correto do sistema estomatognático do bebê (músculos mastigatórios, respiração nasal, deglutição correta e etc), e causam problemas funcionais e de má oclusões
Higiene bucal
* Passar uma gaze molhada ou não em água filtrada
* escovar os de dente a partir da erupção dos molares (dentes de trás)
* tipo de escovação: posição de Starkey (criança de costas para o adulto e entre as pernas, com a cabeça virada para trás).
* Pastas sem flúor até a criança aprender a cuspir.
* importante: limpar todos os dentes e todas as suas superfícies.
Cuidado
Sempre limpe os dentinhos do seu filho após ingerir xaropes e medicamentos em geral que são adoçados, como os homeopáticos.