Nascer no Brasil
Já está no ar a página eletrônica do projeto
Nascer no Brasil: Inquérito sobre Parto e Nascimento,
coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, Maria do Carmo Leal.
O site foi desenvolvido pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI) e tem o objetivo de viabilizar a comunicação da equipe de pesquisa – espalhada por todos os estados brasileiros e Distrito Federal – com vistas ao compartilhamento dos instrumentos de trabalho da pesquisa, de experiências, da divulgação do projeto na mídia nos estados e das vivências da própria realização do trabalho de campo.
O Nascer no Brasil é um estudo de abrangência nacional que busca estimar a prevalência de partos cesarianos ocorridos em instituições públicas e privadas do Sistema de Saúde brasileiro, segundo localização geográfica, além de descrever as complicações maternas e nos recém-nascidos por tipo de parto, com ênfase na prematuridade, bem como a análise das associações entre estas, controlada por variáveis intervenientes.
Foi contemplado pelo Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) e é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF), universidades estaduais e federais e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A página eletrônica traz dados sobre o crescimento das taxas de cesariana em todo o mundo, além de diversas informações sobre os objetivos e metodologia do estudo, resultados esperados, publicações sobre o tema e entrevistas com os coordenadores do projeto. Na opinião de Maria do Carmo Leal, além de ser uma ferramenta para auxiliar a equipe de trabalho em todo o país, por meio do compartilhamento de instrumentos e experiências de pesquisa, o site também pode ser útil à população brasileira.
“Pretende-se também que seja um espaço aberto para perguntas/respostas e para esclarecimento de dúvidas das mães que participarão do estudo. Além disso, irá disponibilizar conteúdos sobre o tema do parto e do nascimento para a sociedade em geral e para as grávidas e seus familiares, em particular”, esclareceu.
A página eletrônica do Nascer no Brasil está hospedada no portal ENSP. Nela, também é possível acessar uma galeria de fotos sobre o desenvolvimento do estudo, documentos, sua divulgação na grande mídia e tirar dúvidas. A pesquisa já foi iniciada em vários estados brasileiros e, em breve, irá cobrir todo o país.
· Nascer no Brasil no aleitamento.com
– seção links afins
N