Lançado Comitê Permanente de Apoio ao Aleitamento Materno
Por Regina de Oliveira
Foto: Francisco Isabel
Foto: Comitê foi lançado pelo coordenador do Centro de Referência da Criança e do Adolescente
Reimplantar a cultura do aleitamento materno no município. Este é o objetivo do Comitê Permanente de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno. Uma reunião com representantes de 13 diferentes setores do poder público municipal convidados a participar do comitê marcou o início das atividades.
Na próxima semana, reuniões com grupos de rede social de apoio começarão a ser realizadas. Os primeiros segmentos convidados são as instituições de ensino superior e do Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores de Cana de Campos. A expectativa é trazer ao município a representante estadual do Programa da Criança, Maria da Conceição Salomão.
– Queremos recuperar a política de aleitamento materno no município e para isso é indispensável o trabalho de todos e não somente de pediatras, obstetras, mães e nutriz. “Existem muitos recursos e instrumentos que podemos utilizar para isso e, juntando forças, colocarmos em ação em prol da amamentação”, ressaltou o idealizador do comitê, o pediatra e coordenador do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), Luís Alberto Mussa Tavares.
Durante a reunião, foram discutidas ações de capacitação de profissionais, reaproximação com a secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e até fiscalização do comércio de chupetas, chucas e mamadeiras. Também foram apresentadas propostas, como a criação de uma Clínica Municipal de Apoio à Lactação, revitalização do Banco de Leite Humano, inclusão do aleitamento materno no currículo escolar e criação de um blog para a discussão do assunto.
– A criação do Comitê é uma forma de estarmos comemorando a semana mundial de aleitamento materno e de nos prepararmos para o próximo ano, comemorando o aumento do número de crianças amamentadas por leite materno – declarou o coordenador do CRTCA.
Participaram da reunião, representantes do Programa de Apoio Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), do Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), do Programa Nascer, Saúde Coletiva, Atenção Básica, Programa da Mulher, Programa de Nutrição, DST/AIDS, departamento de Enfermagem da secretaria municipal de Saúde, secretaria municipal de Família e Assistência Social, secretaria municipal de Educação, departamento de Vigilância Sanitária e secretaria municipal de Comunicação Social.
AGORA É OFICIAL:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Portaria Nº 027 / 2009
Considerando que a amamentação é o oferecimento da imunização natural do organismo humano;
Considerando a necessidade de estabelecer uma rede de ação, através de uma política de Aleitamento Materno, visando recuperar a cultura de amamentação e combater a cultura do desmame em nossa região;
Considerando que a recuperação da cultura de amamentação é apoiar a mãe que amamenta e, com isso, tentar reduzir o quadro de mortalidade infantil;
Considerando que a finalidade é disseminar em toda rede de ensino e creches do município o acolhimento e ordenação do leite das mães em fase de amamentação;
Considerando que a finalidade é capacitar enfermeiros da rede básica de saúde do município para que se tornem multiplicadores na Política de Aleitamento Materno.
O Secretário Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições legais;
Resolve:
Instituir o Comitê Municipal Permanente de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno, com seguinte a composição:
1. PAISCA;
2. CRTCA;
3. Centro de Referência e Tratamento da Mulher;
4. Departamento de Educação em Saúde;
5. Programa Nascer em Campos;
6. Superintendência de Ações Básicas;
7. Superintendência de Saúde Coletiva;
8. Programa da Mulher;
9. Programa de Nutrição;
10. DST/AIDS;
11. Departamento de Enfermagem;
12. Secretaria Municipal de Família e Assistência Social;
13. Secretaria Municipal de Educação;
14. Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária;
15. Secretaria Municipal de Comunicação Social;
16. Departamento de Odontologia;
17. Centro de Referência para Anomalias da Face.
Esta portaria passa a contar da data de publicação.
Atenciosamente,
Dr. PAULO ROBERTO HIRANO
Secretário Municipal de Saúde
Atualizado por Álvaro Sardinha