Todas as CHUPETAS causam ALTERAÇÕES FACIAIS
Tanto as chupetas convencionais quanto as ortodônticas podem causar alterações nos arcos dentais e na musculatura facial das crianças. Esta é a conclusão do estudo de mestrado da aluna Cristina G. Zardetto, da Faculdade de Odontologia da USP, que avaliou as características dos arcos dentais e de algumas estruturas faciais (lábios, bochechas, língua e palato duro) de 61 crianças, de 3 a 5 anos de idade, que apresentavam ou não o hábito de sucção da chupeta. Os resultados mostraram que 88% das 27 crianças que nunca usaram chupetas tinham uma relação favorável e normal dos arcos dentais e não apresentavam desvios miofaciais.
“Deve-se evitar ao máximo o uso desnecessário da chupeta. O ideal que ele seja controlado pelos pais”, alerta Zardetto, ressaltando que entre os oito e 12 meses de vida é recomendável que se inicie gradativamente a retirada da chupeta, e que atitudes simples, como tirar a chupeta assim que a criança dorme, são importantes para prevenir tais distúrbios. E as crianças que utilizavam chupetas ortodônticas ou convencionais, 36% tinham os dentes da frente sobressalentes, ou seja, eram ‘dentuças’, e 50% apresentavam mordida aberta anterior (quando os dentes de cima não encostam nos de baixo).
“O erro está em pensar que as chupetas ortodônticas não fazem mal nenhum”, diz a pesquisadora . Segundo ela, se os bebês forem amamentados exclusivamente no seio materno até os seis meses de idade, ficam menos propensos a usar a chupeta.
“O esforço do aleitamento materno satisfaz a necessidade de sucção. E é a melhor maneira de prevenir o uso desnecessário da chupeta”, concluí.
Ciência Hoje, abril de 2003