Rio de Janeiro:
mães fazem mamaço
no Parque Lage
por amamentação livre
12 de junho de 2011
Quase 200 pessoas participaram do evento realizado no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico
Cláudia Marapodi
Diretor do Rio de Janeiro
Mais de cem mães, com seus companheiros e filhos, estiveram na manhã deste domingo de dia dos namorados no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro para um ato coletivo em prol da amamentação livre.
Seguindo o estilo despojado de ser do carioca, as famílias foram chegando aos poucos com seus bebês, e o evento que estava programado para começar às 10h, iniciou mesmo depois das 11h com todas as famílias integradas. Durante o evento, foi promovido bate-papo sobre a importância da amamentação nos primeiros meses da criança com profissionais da área de saúde e entidades envolvidas com o tema.
Para Maribel Barreto, Contadora de Histórias e mãe em tempo integral, a manifestação foi um sucesso surpreendente e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas entre mães e pais e alguns avós.
“Apesar de ter sido transferido da semana passada para hoje, fiquei muito feliz com a adesão das mães. Tenho a impressão que foi a cidade que mais atraiu as famílias. Foi tudo perfeito: o dia lindo, as pessoas, os profissionais convidados. Tudo deu certo. Só falta as pessoas deixarem esse machismo e preconceito de lado”, afirmou a organizadora da mobilização na capital carioca.
Além de palestras com psicóloga perinatal, parteira e enfermeira obstétrica, também teve rodinha com fonoaudiólogo e massagem para bebês além de recreação com muito canto e dança para mamães e bebês.
N