Mães sentem pressão para emagrecer logo após parto
Catherine Zeta Jones estava grávida quando ganhou o Oscar por sua atuação em Chicago
Oitenta e dois por cento das mães britânicas que acabaram de dar à luz estão insatisfeitas com seu corpo, e 25% delas pensam em se submeter a uma cirurgia plástica, segundo uma enquete encomendada pela revista Mother and Baby.
A enquete foi feita com 2 mil mães. Elas disseram que se sentem mais pressionadas ainda ao ver celebridades voltar à antiga forma semanas ou até mesmo dias depois do parto.
A maioria das mulheres entrevistadas disse só ter voltado à forma 22 meses depois do nascimento da criança.
Oitenta por cento das entrevistadas atribui a rápida perda de peso de celebridades à cirurgia.
Atraentes
Mas 94% dos maridos ouvidos pela revista disseram que acham suas mulheres tão atraentes quanto antes da gravidez.
Quando perguntadas com qual mãe famosa elas gostariam de se parecer, a maioria disse que gostaria de ser como a atriz Catherine Zeta-Jones da cintura para cima, e como a ex-Spice Girl Victoria Beckham da cintura para baixo.
Segundo a pesquisa, 86% das mães disseram que se sentiam mais atraentes antes do parto, e 82% delas disseram não estar satisfeitas com sua forma depois da gravidez.
Entre as entrevistadas, 77% disseram estar “chocadas” com as mudanças ocorridas em seu corpo.
Queixas mais comuns
Barriga flácida – 83%
Estrias – 62%
Seios caídos – 51%
Pernas flácidas – 31%
Celulite – 30%
Braços flácidos – 23%
Nádegas caídas – 20%
Tornozelos inchados – 7%
Em média, mães pesaram 70,7kg depois do parto. O peso médio antes da gravidez era 64,4kg – mas as mulheres disseram que desejavam pesar cerca de 59kg.
As mulheres disseram que a gravidez e o parto mudaram seus corpos radicalmente, alterando barriga, braços, pernas, seios e nádegas para pior.
Dois terços das mulheres disseram que pensam sobre sua forma todos os dias, qualquer que seja seu peso.
Sessenta por cento afirmaram que seriam mais felizes se pudessem melhorar seus corpos.
Aquelas que pensaram em cirurgia plástica, disseram que optariam por lipoaspiração e por aumento dos seios.
“Depois de ter um filho, as mães deveriam estar felizes com o nascimento da criança, e comendo bem, para que possam amamentar de maneira saudável, sem se desesperar sobre sua forma, e sem passar fome”, disse Elena Dalrymple, editora da revista Mother and Baby, e mãe de uma menina de 16 meses.
Entre as celebridades que têm os melhores corpos, de acordo com a pesquisa, estão também a atriz Kate Winslet, que provocou polêmica ao defender sua imagem rechonchuda no filme Titanic, a atriz Gwyneth Paltrow, a cantora Madonna e a modelo Elle Mcpherson, conhecida no meio da moda como “O Corpo”.