LEITE MATERNO MELHORA O SONO DOS BEBÊS
Especialistas da Universidade de Extremadura – Espanha destacam mais este novo benefício do leite materno.
Investigadores do Departamento de Fisiologia da Universidade Espanhola afirmam que existe relação entre o leite que ingerem os lactentes e seu ciclo de sono, assim como de incluir uma dose de triptofano nas fórmulas infantis.
Segundo os docentes da U.Ex. o leite que procede da mãe contém elevados níveis desta substância que ajudam a consolidar o ritmo de sono/vigília nos recém nascidos.
Suas conclusões foram logradas devido um estudo com mostras de leite materno e de urina procedente de lactentes, que evidenciam o papel do aminoácido triptofano para que eles mantenham um ciclo estável de sono e atividade.
Para Javier Cubero, um dos pesquisadores do Departamento, os resultados revelam que esta descoberta deveria ser levada em conta pelos fabricantes de leites artificiais, já que na atualidade estes produtos contém níveis constantes de triptofano. O ideal seria dispor de leites para a noite com um alto conteúdo deste aminoácido, e de dia com baixa quantidade. “Sem dúvida estes leites pertenceriam a uma nova geração baseada na crononutrição – uma tentativa de aproximação da alimentação artificial do leite de mãe”, assegura o especialista. O triptofano por sua vez está relacionado com a melatonina, um dos hormônios que em nosso organismo que apresenta mudanças em sua secreção diária, sendo seus níveis máximos durante o período escuro e mínimos durante o claro. As conclusões do estudo tem sido demonstradas em alguns animais que receberam triptofano. Assim se observou que nestas aves a substância contribuía na consolidação do repouso noturno nas primeiras etapas de vida, informa a U.Ex.
Tradução do Prof. Marcus Renato de Carvalho