Ácido presente no leite materno ajuda a prevenir miopia, mostra estudo
CINGAPURA – Crianças que foram amamentadas pela mãe estão cerca de 50 por cento menos propensas a ser míopes, disseram pesquisadores de Cingapura na terça-feira.
O ácido DHA – docosahexaenóico, uma substância encontrada no leite materno, pode ser o principal elemento que melhora o desenvolvimento visual nos bebês, resultando no crescimento mais ordenado do globo ocular, que então reduz o desenvolvimento ou a gravidade da miopia.
“Podemos recomendar a amamentação de bebês como um comportamento protetor que pode ser adotado pelas mães para diminuir a probabilidade do desenvolvimento da miopia”, disse o médico Saw Seang Mei, da Universidade Nacional de Cingapura, que liderou a pesquisa.
A miopia é o problema ocular mais comum. Afeta cerca de 40 por cento da população nos Estados Unidos e na Europa, e entre 70 e 90 por cento de algumas populações asiáticas como Cingapura, Japão e Hong Kong.
Saw disse que o DHA também é fundamental para o desenvolvimento das células fotorreceptoras na retina, que desempenham um importante papel no caso de as crianças se tornarem míopes.
Os pesquisadores analisaram 797 crianças com idades entre 10 e 12 anos em Cingapura como parte do estudo.
A pesquisa, chefiada pelo Instituto de Pesquisa Ocular de Cingapura, descobriu que o risco de miopia em uma criança que foi amamentada é de 0,6 em comparação ao de uma criança que não recebeu leite materno.