Embora muitas vezes usemos os termos lactação,Aleitamento Materno e Amamentação indiscriminadamente, cabe ressaltar que do ponto de vista científico diferenciam-se:
o conceito de Amamentação como o ato da nutriz dar o peito e o lactente mama-lo diretamente;
Aleitamento Materno como todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura, e Lactação como o fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.
A LACTAÇÃO se difere da AMAMENTAÇÃO da mesma forma que os conceitos
de Puberdade e Adolescência. A lactação e a puberdade são ocorrências fisiológicas hormonais “automáticas”, enquanto a Amamentação e a Adolescência são fenômenos psico-sócio-culturais. Por exemplo, nas zonas rurais temos púberes que não entraram na adolescência, preservando um comportamento ainda infantil, enquanto nos grandes centros urbanos observamos o contrário.
Voltando ao aleitamento materno: toda mulher após o parto tem produção de leite – lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam. Porque amamentar é algo complexo, que depende de apoio, informação e também do lactente sugar as mamas. É raro, mas há recém nascidos que apresentam desde cedo, alguns distúrbios – disfunções motoras-orais que não conseguem de pronto realizar os movimentos de ordenha da mama materna.
Melhor que Leite Humano é o Leite Materno
Embora muitas vezes usamos como sinônimos… Há ainda o colostro, o leite maduro, o leite materno anterior, o posterior…
O objetivo de discutirmos as diferenças entre Aleitamento e Amamentação não é mostrar erudição ou querer complicar…
É tentar entender a complexidade da natureza e do avanço da tecnologia, como por exemplo, permitir pasteurizar o leite materno, e este ser distribuído nos Bancos de Leite Humano.
Esta é a função da ciência, compreender, explicar…
Uma observação importante – esta reflexão não retira ou diminuir o protagonismo da mulher na Amamentação. O enfoque de gênero deverá ser aplicado na abordagem de todos os fenômenos relacionados ao Aleitamento Materno.
Fonte:
Carvalho, MR e Tamez, R – AMAMENTAÇÃO – bases científicas, Ed. Gb. Koogan, RJ, 2005.
Valdes, V., Perez, A. & Labbok, M. – Manejo Clínico da Lactação. Assistência à Nutriz e ao Lactente. Rio de Janeiro, Editora Revinter, 1996.
EM ALEITAMENTO MATERNO ou em AMAMENTAÇÃO ?
Por ex.: um RN prematuro de muito baixo peso internado em uma UTI que não tem condições de sugar a mama, recebe leite materno por gavagem de sua própria mãe…
Ele se encontra em Aleitamento Materno exclusivo, e obviamente não está sendo Amamentado.
Observação:
este lactente está recebendo os benefícios do aleitamento materno,
mas não usufrui as vantagens da amamentação, ou seja sugar a mama, o que irá causar impacto principalmente no crescimento e desenvolvimento do seu sistema estomatognático.
DEFINIÇÕES:
AMAMENTAÇÃO. Ato ou efeito de amamentar.
AMAMENTAR. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar…
ALEITAMENTO*. Ato ou efeito de aleitar.
ALEITAR*. Criar a leite…
A Amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
Nem todo Aleitamento é Amamentação.
Fonte: Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio B. de Holanda, 1a. ed. 1975.
* Dizemos que o Aleitamento (Lactancia em espanhol) pode ser natural (com leite materno/humano) ou artificial com leite de vaca/fórmulas infantis.
Pode-se aleitar, amamentando ou dando leite humano no copinho… ou com leite artificial.
Com a AMAMENTAÇÃO (Amamantamiento em espanhol) não há dúvida, só existe uma forma: o lactente mamando no peito.
No documento do Ministério da Saúde
POLÍTICA NACIONAL de ALIMENTAÇÃO e NUTRIÇÃO, Brasília, DF, 2a.ed., 2005
são explicitados os seguintes conceitos:
ALEITAMENTO MATERNO
conjunto de processos – nutricionais, comportamentais e fisiológicos – envolvidos na ingestão, pela criança, do leite produzido pela própria mãe, seja diretamente no peito ou por extração artificial.
AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA
uso do leite materno, habitualmente até os 6 meses de vida como único alimento da criança, não sendo admitidos chás ou água como exceção.
*******************************************************************************************************************************
A AMAMENTAÇÃO é uma das formas, dos meios (mais gostosos) de possibilitar
o ALEITAMENTO MATERNO.
Marcus Renato de Carvalho
O que você acha desta polêmica ?
Mande sua contribuição.