Falando de Maternidade
Empoderando Mães
Simone De Carvalho
Este livro surgiu de uma grande inspiração de uma maravilhosa e rica experiência como moderadora de um grupo de mães em uma rede social virtual. Surgiram mães de todos os cantos do mundo, com os seus mais variados dilemas, dúvidas e apelos desesperados de ajuda. A regra da comunidade foi seguir a linha do empoderamento, maravilhosamente definido pelo nosso mestre maior, o educador Dr. Paulo Freire.
E comecei então, em uma grande jornada do conhecimento sobre o mundo materno, li muito, pesquisei muito, dialoguei com dezenas de profissionais, e principalmente, ouvi todas as mães, de coração aberto. Derramei muitas lágrimas encima do meu teclado, abracei e beijei virtualmente, e fiz grandes e verdadeiras amizades. A comunidade hoje é grande, forte, poderosa e principalmente transformadora. A cada dia, mais e mais mães se achegam e não me canso de responder, muitas vezes, a mesma dúvida centenas de vezes.
Mas a motivação maior, diante de uma rica e transformadora experiência, foi o insight de finalmente perceber que, a maternidade e os primeiros anos da vida de um bebê, são pautados por ações e soluções relativamente simples, onde podemos ter a chance de abandonar de vez conceitos e mais conceitos que se tornaram verdadeiras rezas, que só existem e são seguidos, por um simples ato religioso e mecânico, e que acabamos fazemos porque um dia foi ensinado que era o melhor a ser fazer.
O PODER das MULHERES
Na arte de criar alimentos para o lactente, um par de glândulas mamárias leva evidente vantagem sobre os dois hemisférios cerebrais do maior cientista.
Samuel Friedman
Sinto-me honrado em participar desta publicação tão útil e cálida.
As mulheres-mães estão pouco-a-pouco conquistando seu merecido lugar nesta sociedade patriarcal, não inclusiva, competitiva, consumista…
Todo este conteúdo chega em boa hora, pois este ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento é o “Aconselhamento” – a escuta empática, o apoio horizontal, a postura de alteridade…
Permitam-me recorrer a um Mestre – Rubem Alves, psicanalista, educador e teólogo:
O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”.
A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.
Mulheres empoderadas podem muito, são mais felizes, sentem-se menos culpadas, mais autônomas, amamentam com mais prazer…
É muito bom reler todos estes conceitos de “psicofisiologia e técnicas da lactação” neste outro “idioma” e concluir que estas informações chegarão ao seio destas nutrizes.
Como profissional de saúde com experiência de trabalho nestas iniciativas de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno, confesso que precisamos ouvir e dar mais voz às mulheres e seus companheiros.
Temos aqui um livro completo, elaborado de uma perspectiva, deste novo lugar que a mulher e a maternidade ocupam na contemporaneidade.
Simone De Carvalho por sua trajetória, suas experiências tem autoridade para coordenar este movimento do Aleitamento Materno Solidário que está apenas começando e provando que é muito promissor.
Parabéns a tod@s!
Com carinho e admiração,
Marcus Renato de Carvalho
Pediatra, Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ. Especialista em Amamentação pelo IBCLC.
Editor do www.aleitamento.com
Tema: Desenvolvimento Humano, Literatura Nacional, Psicologia
Palavras-chave: amamentação, empoderamento, maternidade
Características
Número de páginas: 150
Edição: 1(2013)
Formato: A5 148×210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g
Impresso
R$ 29,69
Ebook (PDF)
R$ 12,06
Desenvolvimento humano, literatura nacional, psicologia, amamentação, empoderamento, maternidade, aleitamento, livro, Paulo Freire.