PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE AMAMENTAÇÃO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO
Terrengui LCS. Avaliação de um programa educativo sobre amamentação aplicado a escolares do ensino fundamental [dissertação]. São Paulo (SP):UNISA; 2003.
Este estudo de caso de abordagem quantitativa, seleção completa, descritivo, teve como objetivo investigar os resultados do uso de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseado no lúdico para fixação de conceitos e disseminação de informação sobre amamentação.
Para tanto, os 145 alunos das duas escolas (EI, EII) participaram de um programa educativo sobre amamentação, no qual empregaram-se canções previamente gravadas, especificamente compostas para essa finalidade, complementadas por técnicas de colagem, dramatização e expressão corporal. Nesse momento a atividade foi registrada em vídeo. Após sete meses o programa foi repetido para uma única escola, acompanhado da distribuição do CD com as músicas para cada aluno da Escola I (EI). Sete meses após esse último evento, foi aplicado questionário nas duas instituições, tendo-se observados os preceitos éticos de experimento de pesquisa com seres humanos.
A análise dos dados foi feita pelo Teste do Quiquadrado e G de Cochran. Os resultados indicaram que a população era homogênea em relação ao sexo e idade e que as crianças da EI demonstraram maior conhecimento em relação aos benefícios e vantagens da amamentação que EII. Em relação à disseminação de informações sobre amamentação, observou-se que houve significância estatística entre os escolares que responderam afirmativamente à abordagem do tema com a mãe, parentes, pai, amigos, irmãos e vizinhos. Igualmente significativo foi o número de crianças que abordaram o tema com gestantes e nutrizes com quem se relacionaram. As meninas propagaram mais que os meninos as informações recebidas porém, o fizeram em torno de todo o círculo de relações sociais, enquanto que os meninos concentraram-se mais na família, com enfoque na mãe.
O estudo permitiu concluir que o uso do lúdico como recurso para fixação de conceitos sobre amamentação é eficiente e, quando repetido e a criança tem disponível o recurso didático, aumenta o conhecimento e a freqüência no comportamento de disseminação da informação pela mesma.
Palavras-chave:
Amamentação, música, promoção da saúde, musicoterapia, educação, enfermagem, educação.
ABSTRACT
This case-study, focused on a quantitative, descriptive and of complete selection approach, aimed to investigate the results of a teaching-learning strategy based on games in order to fix the concepts and the sharing of information about breast feeding. In this project, 145 students belonging to two schools participated in a educative program about breast feeding, during which were used previously recorded songs, specifically prepared for this use, and complemented by charts, dramatization and body expression. These moments of activity were recorded on video tapes. After seven months the program was repeated for only one school (School 1), with the distribution, to all the students of this school, of the CD containing the songs. Seven months after this last event, a questionnaire was applies to both schools. The rules for ethical testing of human beings were observed. The data analyses were done by the Chi-Square Test and by the G of Cochran. The results indicated that the population was homogeneous in terms of sex and age, and that the children belonging to School 1 revealed better knowledge regarding the benefits and advantages of breast feeding, compared with students of School 2. Regarding the propagation of information about breast feeding, we observed a statistically significant difference among the students who responded positively to the issue with the help of mothers, fathers, relatives, siblings and neighbors. Was also significant the number of children who debated the issue with pregnant women with which they had contact. Girls disseminated information better than boys, but the former did it in a broader social circle, while the boys concentrated more on the family circle, focusing especially the mother.
The study allowed the conclusion that the use of game techniques as a resource for fixing concepts about breast feeding is efficient. When repeated, the child may use this didactic resource, improving the knowledge and the frequency of disseminating behavior by the child.
Keywords: Breastfeeding, music, health promotion, play therapy – education, nursing-education.