UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE MEDICINA
Departamento de Pediatria – IPPMG
CANAL TEÓRICO – Internato Rotatório – 1999
MANEJO CLÍNICO DA LACTAÇÃO – DISCUSSÃO DE CASO
Prof. Marcus Renato de Carvalho
1a. parte: Maternidade
Maria SC, 18 anos, GI/PI, sem pré-natal, cesárea indicada por DCP, com rotura precoce de membrana (TBR > 18 h) em uso de cefalosporina por 48 h. Feto único, 3.100 g. ao nascer. AIG, a termo. Puérpera foi ao berçario solicitando leite porque “meu bebê chora muito e de meus peitos só sai uma aguinha”.
Pergunta se o antibiótico não está fazendo mal para o seu bebê e com que não tenha leite.
Pediatra plantonista examina o RN no seu 3o. dia de vida e verifica que tem bom estado geral, choro forte, reflexos primitivos presentes, ausência de abalos e tremores de extremidades: exame físico normal. Duas leucometrias com os 3 parâmetros normais.
Ao examinar as mamas da paciente observa que os mamilos são pouco protusos, e que à expressão manual há saída de pequena quantidade de colostro.
Conduta
– prescreve solução glicosada (via oral) nos intervalos das mamadas para evitar hipoglicemia
– pede apoio da enfermagem e solicita do pessoal da rotina para verificar o aleitamento e o peso no momento de alta.
2a. parte: Ambulatório
Maria traz Anderson já com 15 dias de vida, a consulta de puericultura acompanhado da avó paterna. Continua achando que seu leite é fraco e que ele sofre muito de cólicas.
Há uma semana, por orientação de sua sogra, vem oferecendo água fervida (que ele não aceita), chás de erva-doce, camomila e erva-cidreira e há 2 dias complementando à noite com uma mamadeira de leite “maternizado” + Maizena para que o RN durma melhor.
…
A sogra, “muito participativa” demonstra preocupação quando relata que as fezes estão amareladas, semi-líquidas, explosivas, 6 episódios por dia e sugere tratamento para a diarréia.
Exame físico: normal. Peso: 3.130 g.
Exame das mamas: túrgidas, distendidas, presença de fissuras peri mamilares bilateralmente, saída de leite à expressão manual. Mamilos pouco protusos. Mãe demonstra muita dor quando o RN é colocado para sugar. Foi observada uma mamada, onde se notou erros de técnica (mal posicionamento/pega inadeguada) e uso de chupeta.
Qual a conduta que você recomenda ?
————————————————————————————————–
* Primeiramente faça uma lista de problemas/questões/fatores de risco e trace a conduta/orientação ou encaminhamento mais adequado para cada um. Exemplo:
FATOR DE RISCO/PROBLEMA CONDUTA/ORIENTAÇÃO
1 – ADOLESCENTE GI/PI : verificar se tem companheiro, grau de aceitação da gravidez, maturidade… oferecer mais apoio e orientação…
2 – SEM PRÉ – NATAL: solicitar TORCHS + HIV
3 – CESÁREA: ida imediata p/ Aloj. Conj.
4 – …
Referências bibliográficas
– transparencias do “Breastfeeding Counseling: A training Course” – WHO (vejam na Biblioteca do IPPMG)
– Valdes, V. Perez, A. Labbok, M. – “Manejo clínico da lactação – assistência à nutriz e ao lactente”. Rio de Janeiro, Revinter, 1996.