EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA: Alternativa acessível para PROFISSIONAIS manterem-se ATUALIZADOS
Educação a Distância para Área da Saúde
Problema 1: Joana, Assistente Social, trabalha cerca de 11 horas por dia, coordenando um Núcleo para Atendimento a Gestante em seu município; além disso, é claro, cuida de sua família. Devido a sua atividade como Administradora do Núcleo, precisa fazer sua pós-graduação em Gestão de Saúde que seu cargo exige, porém não pode se afastar de suas atividades.
Problema 2: Francisco, recém-formado, Engenheiro Civil foi prestar seus serviços na Amazônia, a uma distância de 05 dias de barco de Manaus, também, necessita fazer seu curso de atualização em Engenharia Sanitária. O Curso mais próximo é a 400 km onde trabalha. Problema 3 Paulo, Secretário de Saúde do Estado de Mirante do Sul-Alagoas, tenta divulgar, em caráter de urgência, para os gestores de saúde de seu estado uma Estratégia para o combate a um surto de meningite, contudo, não dispõe de recursos financeiros compatíveis com seu estado nem tempo suficiente para reunir tantos profissionais para normatizar as condutas a serem executadas.
Como poderíamos ajudá-los?
A solução para os problemas de tantas “Joanas”, “Franciscos” e “Paulos” existentes no país seria a EaD, Educação a Distância. O sistema tradicional de ensino (Educação presencial) torna-se inviável para resolução dos problemas citados anteriormente.
2 – O QUE É EaD
É uma forma de educação onde são utilizados recursos tecnológicos com a finalidade de divulgar o conhecimento para as pessoas que se encontram com barreiras intransponíveis na Educação Convencional, seja pela impossibilidade de deslocar, seja por uma grande distância geográfica, também pela limitação de tempo ou mesmo pelos seus recursos financeiros resumidos. A EaD é uma forma de ensino muito antiga, todavia, atualmente a tecnologia tem dado uma nova roupagem ao ensino a distância através da Internet, Satélites, Mídias (CD-ROM, DVD) Televisão etc.
É a forma mais fácil de eliminar a presença física de professor e o aluno. “Agora parece que o Brasil está deslanchando em EaD, basicamente por dois motivos: primeiro, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), que é a regulamentação maior do setor educacional público e privado no País, deu um espaço importante para a EaD, colocando-a em pé de igualdade com o ensino presencial, em termos de certificação. Segundo, o desenvolvimento recorde da Internet colocou uma massa grande de usuários no mercado de EaD, que cada vez mais se baseia em tecnologias de rede, como e-mail, Web, etc., para a implementação de cursos à distância com alta interatividade e riqueza de informações. Para isso, as universidades públicas e privadas tem se equipado aceleradamente, treinando professores, comprando computadores e redes, e se conectando a Internet.” Citado por Renato Sabbatini – professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas.
3 – VANTAGENS DA EaD
Segundo a Dra. Sílvia Cardoso *
• São flexíveis quanto ao espaço e ao tempo
• Não exigem os custos nem o tempo gasto com viagens e estadias
• Não roubam o tempo de atendimento clínico
• Podem ser seguidos a partir de qualquer lugar do planeta, bastando possuir um computador portátil e acesso à Internet;
• Permitem uma grande individualização do ensino; ao permitir que cada um escolha o que quer aprender, até que nível de profundidade, em quanto tempo, e em que ritmo.
• Permitem também o acesso direto ao instrutor, e a avaliação do aluno à distância
* Professora do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas
4 – ABORDAGEM PEDAGÓGICA
A abordagem em Educação a distância para o processo de ensino e aprendizagem baseia-se em na abordagem PLB (Problem Learning Based), ou seja, Aprendizagem Baseada em Problema. É muito proveitoso para o aprendiz uma abordagem de um problema real, pois se torna mais fácil a aprendizagem.
5 – APLICAÇÃO DA EaD NA ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
• Problemas no mundo globalizado para atualização do Profissional da Saúde no milênio que se inicia
• O volume de informações em saúde publicadas está duplicando a cada quatro anos
• 80 % dos cientistas da Área da Saúde que já existiram ainda estão vivos
• Carga horária excessiva (mais de 10.000 horas)
• Estudantes se formando com um conhecimento cada vez mais superficial.
• Cerca de 50 % dessas informações está obsoleta após a graduação
• A maioria dos Profissionais de Saúde recém-formados declara-se sentir inseguro e com pouco conhecimento prático ao iniciar sua prática clínica
• Metodologia de ensino obsoleta e ineficiente
• Bibliotecas deficientes e mal utilizadas
Solução encontrada pela AAMC (Associação Americana de Escolas de Medicina)
• O Profissional da Área da saúde precisará ser capaz de aprender o resto da vida (“life-long learner”)
• Sua competência profissional e conhecimento serão recertificados periodicamente
A Solução para o life-long learner:
1-valorizar e incrementar a educação continuada em Saúde
2-Dominar o uso de tecnologias de informação com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônica.
Para reflexão:
“… Associação Americana de Escolas de Medicina (AAMC) se posicionou, cerca de 15 anos atrás, em um famoso documento intitulado “O Médico do Século XXI”. Profético e influente, ele recomendou que as Faculdades de Medicina deveriam assumir a vanguarda no uso de tecnologias de informação em todo o curso médico, e de se preocupar em treinar professores e alunos na operação de computadores, com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônica (que, curiosamente, ainda era muito pequena à época do relatório, mas que hoje assume formas e volume avassaladores. A simulações computadorizadas e os cursos à distância disponíveis na Web logo surgiram dominantes nos EUA e em outros países desenvolvidos. No entanto, muitas dessas aplicações ainda não encontraram espaço no currículo médico, por diversos motivos, entre os quais a sua extrema novidade…”
Prof. Renato M.E. Sabbatini
6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Educação a Distância, com uma nova roupagem (eletrônica), vem ocupando seu lugar na disseminação do conhecimento humano, principalmente, o grande volume de informações na área da saúde que a cada dia aumentam geometricamente exigindo do profissional um aprendizado constante.
Através de cursos a distância poderemos, também, retornar para a comunidade uma parcela do conhecimento por nós adquirido diminuindo a barreira tempo/espaço desde o centro formador do conhecimento (Universidade) e o indivíduo.
Acredito que a EaD (Educação a Distância) seja uma grande oportunidade de trocarmos conhecimento na área da saúde de uma maneira mais rápida com baixo custo e com alto poder de interatividade.
Referências:
1. Educação, Ministério da. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE).
2. McGuire, Christine. An IUHS Education Analysis: Issues in Medical Education. Medical Education in the Twenty First Century.
3. Nunes, Ivônio B. Noções de educação a distância. Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distância.
4. Sabbatini, Renato M.E. Uma Revolução Médico. Curso de Educação a Distância. Necessária no Ensino
* Edson Gomes Laranjeiras Filho http://www.saudenetwork.com
é pioneiro na EaD em amamentação
com os seus CURSOS de MANEJO AMPLIADO