Avaliação eletromiográfica dos músculos masseter, temporal e bucinador de lactentes em
situação de aleitamento natural e artificial
Resumo
Considerando as especificidades da eletromiografia com eletrodos de captação de superfície na avaliação da atividade muscular e a escassez de trabalhos que demonstrem as diferenças entre as atividades dos músculos responsáveis pela sucção no aleitamento materno, aleitamento por mamadeira e por copo em lactentes, este trabalho tem como objetivos:
a) estabelecer um padrão de participação dos músculos masseter, temporal e bucinador no grupo de aleitamento materno com lactentes a termo e sadios e
b) mensurar e comparar a atividade muscular dos músculos masseter, temporal e bucinador quando em aleitamento materno, aleitamento por mamadeira e por copo, no que se refere à amplitude e média de contração.
Para tanto utiliza-se o estudo transversal, com participação de sessenta lactentes nascidos a termo e sem intercorrências, entre dois e três meses de idade, divididos em três grupos:
1) vinte lactentes em aleitamento materno exclusivo,
2) vinte lactentes em aleitamento misto com uso de mamadeira e
3) vinte lactentes em aleitamento materno exclusivo com uso de copo.
Foi realizada eletromiografia com eletrodos de captação de superfície durante a alimentação do lactente. O teste estatístico utilizado foi Krushal-Wallis complementado com as comparações múltiplas entre pares de grupos e todas as discussões foram realizadas no nível de 5% de significância. Verifica-se, inicialmente, que no estabalecimento de um padrão do grupo de aleitamento materno obtém-se maior participação do músculo temporal, seguido do masseter, ficando o bucinador com menores valores tanto no que se refere à amplitude quanto à média de contração muscular, revelando que, de acordo com a literatura, no aleitamento materno o lactente apresenta condições para o adequado crescimento das estruturas e desenvolvimento das funções do Sistema Estomatognático. Ao mensurar e comparar os resultados da atividade muscular dos músculos estudados em comparação ao tipo de aleitamento, obtém-se resultados estatisticamente maiores no grupo de aleitamento por copo em relação ao grupo de aleitamento por mamadeira, tanto na amplitude quanto na média de contração do músculo masseter. No que se refere ao músculo temporal, há resultados estatisticamente maiores na amplitude de contração no grupo de aleitamento materno quando comparado ao grupo de aleitamento por mamadeira e, no que se refere à média de contração, o grupo de aleitamento por copo apresenta resultados superiores aos do grupo de aleitamento por mamadeira. Quanto ao músculo bucinador, observam-se resultados estatisticamente maiores no grupo de aleitamento por mamadeira com relação ao aleitamento materno, sendo que tal diferença ocorre apenas na amplitude de contração, já que não há diferenças estatisticamente significantes entre os grupos para a variável média de contração. Quanto ao número de feixes participantes durante a sucção dos lactentes nos diferentes grupos de aleitamento, observa-se, com relação ao músculo masseter, haver participação de maior número de feixes musculares no aleitamento por copo do que no aleitamento por mamadeira, sendo esta diferença estatisticamente significante. No que se refere ao músculo temporal, há diferenças estatisticamente maiores no número de feixes participantes no grupo de aleitamento materno do que no aleitamento por mamadeira e, quanto ao músculo bucinador, não se observaram diferenças estatisticamente significantes.
Conclui-se, portanto, que as semelhanças entre a atividade muscular do grupo de aleitamento materno e aleitamento por copo permitem sugerir o uso do copo como método alternativo e temporário na alimentação de lactentes.
Palavras-Chave: Eletromiografia; aleitamento materno; músculos faciais; sucção; lactentes
GOMES, C. F. Avaliação eletromiográfica dos músculos masseter, temporal e bucinador de lactentes em situação de aleitamento natural e artificial. 2005. 176 f. Tese (Doutorado em Pediatria) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Botucatu, 2005.
* Tese apresentada em 11/11/05 para obtenção de título de Doutor em Pediatria – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
Candidata: Cristiane F. Gomes – Fonoaudióloga
Orientadora: Profa. Dra. Ercília Maria Carone Trezza – Pediatra
Co-Orientador: Dr. Emílio Cezar Mamede Murade – Ortopedista
Parabéns Dra. Cristiane Gomes !
Prof. Marcus Renato de Carvalho