Manejo da Amamentação em LIBRAS é o curso desenvolvido por mulheres surdas para esclarecer os profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul
O Curso Manejo da Amamentação em LIBRAS, teve inicio em 05.05.2005 no auditório da Santa Casa de Campo Grande – MS, com sua aula inaugural.
A abertura do evento contou com a presença de Profissionais do CAS/MS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento as Pessoas com Surdez, Representantes do Programa Ações de Aleitamento Materno que comporta as Ações de Aleitamento Materno, “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, Banco de Leite Humano” e “Assistência Humanizada de crianças de baixo peso” e Representante das Mulheres Surdas Brasileiras.
Este Curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Educação. Trata-se de um Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, com conteúdos curriculares específicos para atendimento de pessoas surdas no contexto da saúde. Serão cursistas do Curso Manejo da Amamentação em LIBRAS os profissionais da área da Saúde, enfermeiras, nutricionistas, assistente social, fisioterapeutas, bombeiros militar, psicólogo e auxiliares de enfermagens.
A representante das Mulheres Surdas Brasileiras Shirley Vilhalva explicou que teve intéprete na sala do parto durante o nascimento de sua filha, mas teve dificuldades durante sua estada no hospital por falta de comunicação quanto paciente surda em atendimento por profissionais que não conhece a LIBRAS. Não recebeu as orientações que são dado as mães ouvintes sobre a amamentação. Acreditando que esse Curso é o inicio de muitos outros.
A Instrutora de Libras Elizeia Molina explicou sobre as necessidades dos profissionais da saúde ter conhecimento da LIBRAS para atendimento as gestantes e mães surdas, fez relato que sempre o médico atende o acompanhante e não a paciente.
A Intéprete Cristiane Albres colocou que é muito importante que quando uma pessoa surda é atendida junto com a intéprete o médico e ou enfermeira dirija o olhar para os olhos da pessoa surda, pois quem é o paciente é o surdo e não o intéprete.
Fatima da SES/MS, colocou que enquanto profissional da Saúde, ressaltamos a importancia da capacitação em LIBRAS face as necessidades de comunicação entre o profissional e os pacientes surdos, a interação, a troca de informações, o que vem possibilitar uma assistência mais humanizada, mais resolutiva. Trabalhando os princípios do SUS, atender a todos conforme suas particularidades, especificidades, expectativas e necessidades. Para nos que trabalhamos com aleitamento materno representa um grande avanço e a certeza de que cada vez mais precisamos nos capacitar para melhor desenvolver nosso trabalho. É uma experiência que tem trazido bastente satisfação e aumentado nossa percepção e proporcionando conhecimento não apenas profissional mas também como pessoa.
Mais informações sobre o Curso de
“Manejo da Amamentação em LIBRAS”: [email protected] e [email protected]
Matéria de [email protected]
Parabéns!
aleitamento.com
Publicado originalmente em 23/5/2005