CRECHES AMIGAS da AMAMENTAÇÃO
Todas as creches deveriam:
1. Explicitar em sua Política Pedagógica a promoção, proteção e apoio à amamentação, e fazer com que todo os trabalhadores – docentes ou não tenham conhecimento e pratiquem estas ações.
2. Capacitar todos os funcionários (professores e pessoal de apoio) da creche para que possam implementar esta iniciativa.
3. Informar as famílias, principalmente as gestantes e nutrizes da comunidade os benefícios da amamentação exclusiva e os malefícios dos leites artificiais, mamadeiras e chupetas, respeitando a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
4. Apoiar as mães que precisam voltar ao trabalho e desejam continuar amamentando. Informar sobre as técnicas de ordenha da mama, transporte e conservação do leite materno.
5. Disponibilizar para as mães, um espaço físico agradável (sala de amamentação e expressão manual) e um clima acolhedor para que possam amamentar seus bebês antes de deixa-los e ao vir busca-los.
6. Promover a amamentação exclusiva tão próximo possível do ideal (6 meses) e continuada (até 2 anos ou mais), e apoiar a introdução adequada de alimentos complementares (sucos e papas de frutas e papas de legumes).
7. Realizar atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, junto às crianças, seus pais e comunidade. Por ex. nas Semanas Mundiais de Amamentação.
8. Fomentar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, procurando possibilitar encontros entre nutrizes com a assessoria de pessoal capacitado em aleitamento.
9. Ajudar as nutrizes a superarem as dificuldades que puderem surgir nesta fase de volta ao trabalho, incluindo a informação sobre os direitos da mulher e as licenças trabalhistas.
10. Respeitar e defender o direito da mulher de amamentar, e sua criança ser amamentada, com tudo que isto implica de apoio à família.
Modificado e adaptado à realidade brasileira pelo Prof. Marcus Renato de Carvalhodo documento: Iniciativa Jardines Maternales Amigos de la Madre y el Niño elaborarado pela Lic. Maria Antonia Bonet Coll – [email protected]