Protótipo de copo para administrar líquidos a recém-nascidos
Prototype of a glass to administer liquid to newborns
Prototipo de taza para administrar líquidos a recién nacidos
Suzana Lopes de Melo1, Luciano Borges Santiago1, Cristiane Faccio Gomes2, Ana Lúcia de Assis Simões1, Virgínia Resende Silva Weffort1
O objetivo desse estudo foi descrever a avaliação dos profissionais de saúde sobre um protótipo de copo para administrar líquidos a recém-nascidos. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, realizado na maternidade de um hospital universitário, em Uberaba, MG, Brasil. Questionários semiestruturados foram aplicados a 75 profissionais de saúde, após administrarem leite com o copo aos recém-nascidos, nos meses de julho e agosto de 2011. Os dados quantitativos foram analisados descritivamente e os qualitativos submetidos à análise de conteúdo, emergindo três categorias: aspectos positivos, com 269 unidades de registro; aspectos negativos, com 11 unidades e sugestões para melhoria do copo, com seis. A análise estatística evidenciou que conceitos ‘bom’ e ‘ótimo’, relacionados ao protótipo de copo, apresentaram índices acima de 90%. A percepção dos participantes demonstrou uma avaliação positiva acerca do protótipo de copo, que demonstrou ser um utensílio prático, de design e material seguros para a realização da ‘técnica do copinho’.
Introdução
A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva por seis meses e complementada até os dois anos ou mais de vida(1) e, nos casos em que a amamentação for interrompida temporariamente, não utilizar mamadeira, orientando ministrar o leite por copo(2). Trata-se de um método alternativo não invasivo que permite a estimulação sensorial do recém-nascido, o controle da demanda em cada sorvida ou lambida e os movimentos ântero-posteriores, pelo canolamento da língua (levantar as laterais), para que o líquido não escorra pelas comissuras labiais(3).
Dessa forma, alimentar por copo não interfere no mecanismo de sucção e ensina o recém-nascido a ordenhar o leite na mama(3). Portanto, é o método sugerido para alimentar, medicar e hidratar os recém-nascidos(2,4).
Ter um copo específico para administrar líquidos aos recém-nascidos é importante para que os cuidadores não usem copos desenvolvidos para adultos(5) ou qualquer outro artefato, costume que vem desde a antiguidade, quando se utilizavam chifres, cuias, bicos tipo bules, xícaras com abas e diversos objetos adaptados para alimentar recém-nascido(6).
Assim, evidenciou-se a necessidade de padronizar um copo que respeitasse as características anatômicas e funcionais próprias do recém-nascido, que fosse ergonomicamente correto, para facilitar a aceitação do recém-nascido e o manuseio do copo pelo cuidador na administração de líquidos, para reduzir as dificuldades na execução da técnica, bem como evitar a descrença e a resistência em administrar leite com copo por parte de profissionais, mães e familiares(5).
Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo descrever a avaliação de profissionais de saúde sobre um protótipo de copo desenvolvido especificamente para administrar leite ou outros líquidos ao recém-nascido, segundo as variáveis: design, praticidade e material do copo. É oportuno informar que o referido copo está em processo de registro de patente, protocolado no Instituto Nacional de Patentes e Inventos.
…
Tabela 1 – Distribuição das avaliações das profissionais quanto aos quesitos design, praticidade e material do protótipo do copo para administrar líquidos ao recém-nascido
Requisitos |
Nº de avaliações |
Classificação |
||||||||||
Indiferente (%) |
Ruim (%) |
Regular (%) |
Bom (%) |
Ótimo (%) |
||||||||
Design |
||||||||||||
Diâmetro da boca |
75 |
– |
1(1,3) |
4(5,4) |
18(24,0) |
52(69,3) |
||||||
Borda para fora |
75 |
– |
– |
2(2,6) |
8(10,8) |
65(86,6) |
||||||
Borda lisa e abaulada |
75 |
1(1,3) |
– |
– |
10(13,3) |
64(85,4) |
||||||
Altura |
74 |
3(4,1) |
1(1,3) |
4(5,4) |
17(23,0) |
49(66,2) |
||||||
Largura |
75 |
2(2,6) |
1(1,3) |
2(2,6) |
22(29,4) |
48(64,1) |
||||||
Total |
374(100%) |
6(1,6) |
3(0,8) |
12(3,2) |
75(20,0) |
278(74,4) |
||||||
Praticidade |
||||||||||||
Encaixe na boca |
75 |
– |
1(1,3) |
1(1,3) |
15(20,0) |
58(77,4) |
||||||
Posição do lábio |
75 |
– |
– |
3(3,9) |
15(20,0) |
57(76,1) |
||||||
Postura da língua |
74 |
– |
– |
– |
20(27,0) |
54(73,0) |
||||||
Segurança do profissional |
74 |
1(1,3) |
– |
26(34,1) |
48(64,6) |
|||||||
Total |
298 (100%) |
– |
2(0,6) |
4(1,2) |
76(25,4) |
217(72,8) |
||||||
Material |
||||||||||||
Vidro |
73 |
– |
1(1,4) |
3(4,2) |
22(30,1) |
47(64,3) |
||||||
Transparência |
73 |
1(1,4) |
– |
– |
7(9,6) |
65(89,0) |
||||||
Esterilizável |
75 |
1(1,3) |
2(2,6) |
3(3,9) |
13(17,4) |
56(74,8) |
||||||
Total |
221(100%) |
2(0,9) |
3(1,4) |
6(2,7) |
42(19,0) |
168(76,0) |
||||||
Conclusão
Houve avaliação positiva acerca do protótipo de copo em estudo, quando consideradas suas características específicas: design (diâmetro da borda, altura e largura), material (vidro transparente), por ter a borda virada para fora, ser lisa e abaulada. Tais características proporcionam o encaixe nas comissuras labiais, ajudam o lábio inferior a adquirir posição invertida, o que estimula o reflexo para a língua buscar mais rápido o leite no copo, tornando-o, assim, a “técnica do copinho” um aprendizado da amamentação para a criança.
Outro aspecto importante a ser destacado foi a percepção do sentimento de segurança, facilidade e confiabilidade relatada pelas participantes, proporcionado pela utilização do protótipo do copo. Ressalta-se que para os profissionais de saúde, a possibilidade de usufruir recursos adequados na realização de seu trabalho promove satisfação, segurança e tranquilidade, o que pode gerar, até mesmo, o sentimento de prazer pelo trabalho realizado. Soma-se ainda a possibilidade de maior adesão dos cuidadores ao método de alimentar lactente por copo.
Sugere-se a utilização do copo, nas situações em que a amamentação for temporariamente interrompida. Além disso, os resultados desse trabalho poderão despertar em outros profissionais e cuidadores, que ainda não aderiram ao “método do copinho”, o interesse por administrar leite a recém-nascido a termo e pré-termo com copo, desenvolvido especificamente para essa finalidade, que estimula os reflexos de buscar o leite e da sucção, pelo melhor encaixe na boca do recém-nascido, pela postura e trabalho da língua.
O copo demonstrou ser um utensílio de material, formato e dimensões seguros para a saúde do recém-nascido, específico e adequado para recém-nascido e que se adapta à sua cavidade oral, desperte o interesse para novos testes, incluindo-se recém-nascido prematuros e com dificuldades específicas de sucção, ou com filhos de mães com sorologia positiva para retrovirose. E, também, que possa contribuir para promover a adesão de profissionais e instituições, podendo ser adotado por cuidadores, creches, hospitais, rede nacional de bancos de leite, equipes de saúde da família e outros serviços afins.
Descritores: Recém-Nascido; Utensílios de Alimentação e Culinária; Aleitamento Materno; Equipe de Assistência ao Paciente.
Publicado na Rev Rene. 2014 maio-jun; 15(3):402-10.
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