Município implanta projeto Amigas da Amamentação
RIO CLARO- O município está prestes a implantar na rede pública de saúde o programa Amigas da Amamentação, que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. O programa visa conscientizar as mães sobre a amamentação exclusiva de leite materno em bebês de até seis meses deidade. Os profissionais começarão a ser capacitados até o fim de abril, em seguida, o projeto será levado aos Programas de Saúde da Família (PSF) do município.
De acordo com o pediatra e coordenador do Programa de Assistência Integral da Saúde da Criança e do Adolescente, Maurício Sarapeck Ribeiro Pinto, outro objetivo do programa é aumentar o número de mães que amamentam seus filhos exclusivamente no peito. “Já foi comprovado que mães que amamentam têm menos chances de desenvolver o câncer de mama. Já o bebê que é amamentado sofre menos internações e tem menos risco de morte precoce”, explicou o coordenador. Entre os benefícios da amamentação para o bebê, a pediatra destaca a diminuição dos riscos de futuras doenças alimentares, coronarianas e crônicas, como diabetes e linfomas, e evita a desnutrição e a obesidade. Para a mãe, reduz o risco de hemorragia pós-parto. Ele informa que o leite materno deve ser alimento exclusivo até os seis meses de idade. “O leite materno é recomendado em regime exclusivo nos seis primeiros meses de vida. Após este período até os dois anos ou mais, a amamentação deve ser complementada por outros alimentos e não substituída por eles”, observou.
Maurício diz que todos os profissionais de saúde serão capacitados a orientar as mães e as gestantes sobre a importância do aleitamento materno. “Não só médicos ou enfermeiros que serão capacitados querem abranger recepcionistas e até os motoristas. É importante que nosso público alvo esteja cercado de informações corretas”, destacou,contando que através da capacitação, uma simples entrevista de vacinação pode ser fundamental à mãe ou à gestante.