Município do Rio de Janeiro e a conquista do
Prêmio Bibi Vogel – 2011, Região Sudeste.
Grandes investimentos vêm sendo feitos, nas últimas décadas, para que o município do Rio de Janeiro pudesse se tornar na “Cidade que Amamenta”! Nove hospitais maternidades situadas no Rio possuem o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). De forma complementar a essa Iniciativa, em 1999, foi lançada a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que visa à mobilização das unidades básicas de saúde (UBS) para a adoção dos ‘Dez passos para o sucesso da amamentação’.
Mais de 5 mil profissionais já foram capacitados nos cursos de 24 horas, o que garante que grande parte da rede de Atenção Primária possa apoiar as mães no processo da amamentação. Dessa rede, 17 unidades já se credenciaram como “Amiga da Amamentação”, o que representa 20,2% das unidades credenciadas em todo o estado do Rio de Janeiro (84 unidades). Vale ressaltar que mais 10 unidades estão em processo de pré-avaliação para a conquista dessa certificação.
Além disso, outras ações fortalecem a promoção da amamentação, como: a Estratégia Acolhimento Mãe-Pai-Bebê, que estabelece referências para uma recepção humanizada após a alta da maternidade, integrando ações para a mãe e para o recém-nascido e valorizando a importância do cuidado paterno.
A Rede Rio de Bancos de Leite Humano conta com 06 unidades e recebe reforço especial dos 10 postos de recebimento de leite humano ordenhado, o que contribui para a assistência aos recém-nascidos de risco internados em unidades neonatais no município.
Mais recentemente vem se investindo na formação de tutores para a promoção da amamentação em creches da Secretaria Municipal de Educação. Em julho de 2012, um seminário reuniu mais de 400 diretores que discutiram os fatores que influenciam a prorrogação da amamentação depois que as crianças passam a frequentar essas unidades.
Outra frente de apoio à amamentação é a ampliação da rede de empresas que garantam o direito da licença maternidade de 180 dias e da instalação das salas de apoio à amamentação. Nesse sentido, algumas unidades da rede de Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro funcionarão como pontos de apoio para atender empresas, escolas e as comunidades do seu entorno.
Em 2011, mais de 4 mil pessoas participaram da 1ª Semana do Bebê Carioca – Rio a Cidade que Amamenta, encerrando as comemorações da Semana Mundial da Amamentação, no Aterro do Flamengo. O sucesso se repetiu em maio de 2012, quando foi realizada a 2ª Semana do Bebê Carioca, de forma articulada ao Congresso Rede Unida, na Cidade Nova.
Por tudo isso, o Ministério da Saúde concedeu à cidade do Rio de Janeiro o
Prêmio Bíbi Vogel – 2011, em reconhecimento às ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.
Maria Inês de Oliveira e Rosane Rito
são autoras do capítulo
“Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: Histórico e Desafios” do
livro Amamentação – Bases Científicas – 3ª. edição, GEN Editora.