Bicos e mamadeiras prejudicam a amamentação
O Governo Federal está desaconselhando o uso de chupetas e mamadeiras pelos bebês com a proposta de incentivar a amamentação exclusiva e garantir a saúde das crianças. A coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sônia Salviano, afirma que a adoção desses produtos é considerada a principal causa do desmame precoce. Segundo Sônia, a falta de aleitamento materno prejudica o fortalecimento do sistema imunológico da criança.
“As diarréias e problemas respiratórios são umas das mais importantes causas da mortalidade infantil em crianças com menos de um ano de idade”,argumenta.
O uso de chupetas e mamadeiras pode causar também nascimento irregular dos dentes, aumento da incidência de cáries, distúrbios na fala e outras complicações.
PUBLICIDADE CONTROLADA
O Brasil dispõe de uma legislação forte e consistente para normatizar a promoção comercial de chupetas, bicos e mamadeiras. A lei proíbe a propaganda desses produtos em qualquer meio de comunicação, incluindo merchandising e divulgação por meio eletrônicos, escritos, auditivos e visuais. O objetivo é proteger e promover a amamentação, com base nas recomendações do código internacional de comercialização de alimentos para lactentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).