Especialistas debatem estratégias de
PROMOÇÃO da AMAMENTAÇÂO
No próximo dia 14 de novembro haverá a inauguração do Centro de Estudos do aleitamento.com onde em uma manhã pretendemos responder a pergunta:
As campanhas de Aleitamento Materno: o que elas têm comunicado?
Três convidados especiais estarão debatendo a promoção da amamentação – uma Mestre em Comunicação Social; uma Professora de Designer e um Especialista em Amamentação.
– Maria Celina Machado é jornalista, mestre em Comunicação Social pela UFRJ e assessora de comunicação da Sociedade Brasileira de Pediatria desde 1998. Com os pediatras, vêm trabalhando para a promoção da amamentação. A contribuição da instituição nacional da pediatria ocorre em vários níveis. A Assessoria colabora com a proposição de pautas para a imprensa; com a edição do informativo SBP Amamentação, bem de matérias para o portal da Sociedade e newsletters; além da produção das campanhas “da madrinha” da SMAM – idealizadas pela Sociedade em 1999 e, que desde 2004, vêm sendo realizadas em parceria com o Ministério da Saúde. Sobre esse esforço conjunto, suas dificuldades e possíveis avanços conversará com os convidados do Aleitamento.com
– A Profa. Cristine Nogueira, Docente de Design da PUC Rio, é autora do livro “Amamentação e o desdesign da mamadeira“, sua tese de doutorado, e responsável pelo blog Mamadeira Nunca Mais. Atenta ao tema das comunicações públicas em seu fazer profissional, seu livro dedica um capítulo à análise gráfica e textual da campanha do Ministério da Saúde para as semanas mundiais em prol do aleitamento “Madrinhas da Amamentação”. No Encontro, será feita uma comparação entre as diretrizes propostas anualmente pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) e os cartazes brasileiros, demonstrando o quanto esses últimos enfraquecem e nublam e desarticulam a mensagem original.
– O Prof. de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ e especialista em Amamentação, Marcus Renato de Carvalho fará uma breve exposição com muitas imagens de pôsteres e posts nacionais utilizados nas últimas décadas.
Mostrará erros e acertos dos cartazes veiculados pelo Ministério da Saúde principalmente nas Semanas Mundiais de Aleitamento.
No início do programa nacional de aleitamento a mulher não aparecia, muito menos o pai do lactente.
A estratégia de adotar madrinhas e padrinhos celebridades tem dado certo?
A população afrodescendente, de indígenas têm sido representadas?
Há um aprimoramento das campanhas ou temos repetidos equívocos?
Não seria melhor um trabalho conjunto entre profissionais de comunicação, publicitários, designers e consultores de amamentação?
* É preciso se inscrever gratuitamente, reserve seu lugar (últimas vagas!) escrevendo para: