Bebês:
ciência para conhecer,
afeto para cuidar
Cuidar de bebês é uma tarefa que envolve muitas expectativas e dúvidas.
Aqueles que cuidam de bebês se esforçam para saber métodos e orientações sobre como fazer isso da melhor maneira possível. O livro que você tem em mãos relata anos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês. Fugindo à regra de outras publicações do gênero, as autoras não têm a intenção de oferecer fórmulas prontas, mas sim de oferecer ao leitor um estudo científico sobre o
desenvolvimento humano. Através de uma linguagem simples e de fácil assimilação para o público em geral, Bebês: ciência para conhecer, afeto para cuidar oferece informações valiosas para aqueles que desejam conhecer mais sobre bebês e pensar sobre como criá-los. Este é um livro útil tanto para pais de “primeira viagem”, como para pais experientes e para todos
aqueles que se interessam e cuidam de bebês. Trata-se de um convite para que o leitor embarque em uma fascinante aventura de conhecimento: o estudo dos bebês humanos e seu desenvolvimento.
As autoras estão nos presenteando com uma pérola que fará bem a mães, pais e todos que querem conhecer melhor o mundo dos bebês. De maneira clara, profunda e fidedigna conseguiram caminhar entre a ciência – trazendo conteúdo teórico, totalmente explicativo – e sensibilidade das experiências vividas nas pesquisas, contatos com mães e de suas próprias vivências. Este livro está cheio de razão, inteligência, afeto, carinho e amor.”
Desvendar o universo infantil. Esse é o objetivo da psicóloga Maria Lucia Seidl de Moura. Doutora em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas, Pesquisadora e professora, ela também encontra tempo para escrever ensaios, artigos científicos e livros. Nesse início de ano, Maria Lucia junto com a psicóloga Adriana Ferreira Paes Ribas, está lançando um novo trabalho intitulado “Bebês:Ciência para conhecer, afeto para cuidar” pela Editora Proclama.
Nessa entrevista, ela fala um pouco sobre o livro que, longe de ser um guia, tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre um período fascinante do ser humano
Como surgiu o interesse de estudar o comportamento infantil e especificamente dos bebês?
Desde meu doutorado, realizado entre 1983 e 1987, venho estudando desenvolvimento em etapas iniciais. Meu interesse por crianças e seu comportamento tem uma origem ainda anterior, em minha experiência como professora de ensino fundamental na década de 1960.
Num país tão carente como Brasil, qual é a importância de estudos como esse para o desenvolvimento sadio das crianças? Como é o relacionamento dos brasileiros com o universo infantil ?
Acredito que os psicólogos do desenvolvimento, entendem esses estudos com um processo que se dá ao longo do ciclo vital e podem contribuir com esses conhecimentos para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a saúde da população. A segunda parte da pergunta é mais difícil. Depende de que brasileiros se está falando. Para muitos, infelizmente, o universo infantil é para ser explorado, e para se obter consumidores.
Como pretende realizar o lançamento do livro?
O livro é resultado de muitos projetos já realizados por nós, as autoras e por outros pesquisadores. Creio que aqui no Brasil ele tem um estilo bastante original. Seu lançamento será decidido pela Editora Proclama, mas gostaríamos de atingir o público leigo que tem interessado no tema.
Tem outros projetos em mente? Quais?
Em matéria de investigações, estudamos interações iniciais mãe-bebê e os aspectos afetivos que as caracterizam e sua importância. Estudamos também, o que os pais desejam para o desenvolvimento de seus filhos e as práticas que utilizam para cuidá-los em sete cidades brasileiras. No que se refere à publicações de trabalhos, vamos continuar escrevendo para o público em geral. Tenho um artigo com o Prof. Mauro Luis Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina, que será publicado em março na revista Psicologia Brasil, intitulado “O filhote humano, Prazer em conhecê-lo”.
Título: Bebês: ciência para conhecer, afeto para cuidar
Autor: Maria Lucia Seidl de Moura e
Adriana Ferreira Paes Ribas
Editora: Proclama, com produção de Ide editora
Páginas: 128
Li, gostei e recomendo !
Prof. Marcus Renato de Carvalho