Anvisa pede recolhimento de fórmulas para bebês de 5 marcas após morte nos EUA
Veja abaixo como detectar lotes a serem devolvidos
Por g1, 23/03/2022
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu hoje o recolhimento de fórmulas para bebês de 5 marcas internacionais. A decisão ocorre após internação e morte de recém-nascidos ocorrerem nos Estados Unidos e um alerta emitido pela FDA, reguladora americana.
Os produtos são das seguintes marcas:
- Human Milk Fortifier
- Similac PM 60/40
- Similac
- Alimentum
- EleCare
Precisam ser recolhidas unidades dos produtos com um número de “vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade 1º de abril de 2022 ou posterior“, explica a Anvisa.
“O recolhimento ocorre após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação sobre 4 internações de bebês com menos de seis meses de idade com um óbito, após o consumo de tais produtos”, disse a reguladora brasileira.
Mortes e internações
A FDA ainda está apurando as informações sobre 4 internações de lactentes não amamentados e uma morte ocorridas após o consumo das fórmulas infantis. Três crianças tiveram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii e, outra, pela Salmonella Newport.
A agência americana diz que, até o momento, detectou vários resultados positivos de Cronobacter* em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition, localizadas na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A companhia é responsável pelos produtos citados.
Como medida preventiva, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas.
*Cronobacter sakazakii, que antes de 2007 se chamava Enterobacter sakazakii, é uma bactéria patogênica oportunista Gram-negativa, em forma de bastonete, que pode viver em locais muito secos. Fonte: Wikipedia (inglês)
O aleitamento.com há anos adverte que as fórmulas infantis em pó não são estéreis – isentas de bactérias, leia mais aqui:
Leite em pó infantil NÃO é estéril
26/07/2011 … Leite em pó infantil NÃO é estéril ! Por: Grupo de Trabalho – FAO/OMS. Grupo de trabalho da FAO/OMS sobre Enterobacter sakazakii e outros …
Leite infantil do grupo “Lactalis” contaminado por …
13/12/2017 … Leite infantil do grupo Lactalis é retirado dos mercados por risco de salmonela … Leite em pó infantil NÃO é estéril!
“ENTEROBACTER SAKAZAKI” é ENCONTRADO …
07/07/2011 … “ENTEROBACTER SAKAZAKI” é ENCONTRADO em LEITE em PÓ para PREMATUROS. Por: Prof. … Leite em pó infantil NÃO é estéril !
ANVISA: Edital sobre infecção por E. SAKASAKII …
04/08/2014 … “ENTEROBACTER SAKAZAKI” é ENCONTRADO em LEITE em PÓ para PREMATUROS … Leite em pó infantil NÃO é estéril!