PROMOÇÃO da AMAMENTAÇÃO
na EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosa Maria Castilho Martins*
Por entender a importância de abordar a temática do aleitamento materno com as crianças pequenas, realizamos atividades nas quais pré-escolares pudessem vivenciar e conversar sobre os cuidados com os bebês, sua alimentação e os prejuízos do uso de mamadeira e chupeta. Em 2013, realizamos duas atividades:
1- BRINCANDO DE CUIDAR DO BEBÊ
Esta atividade foi realizada com crianças de 3 e 4 anos.
Organizamos cada mesa do refeitório com uma bacia com água, uma boneca, roupinhas e fraldinhas (confeccionadas por nós), sabonete líquido e uma toalha de banho. Pedimos para os professores formarem duplas (preferencialmente um menino e uma menina) e se dirigirem ao local da atividade.
Explicamos às crianças que cada dupla iria dar o banho e trocar a roupinha/fraldinha do seu bebê. Durante o banho os adultos auxiliaram colocando um pouco de sabonete na mão das crianças, perguntando para as crianças que partes do corpo tinha que ser lavada, se podia passar sabão no rostinho do nenê, enfim iam orientando o banho.
Quando todas as bonecas estavam banhadas e trocadas reunimos as crianças para assistir a apresentação da música “Ta na hora de mamar”* do Grupo Palavra Cantada. Montamos um vídeo com a música e imagens de mamíferos e ao final, colocamos fotos de bebês sendo amamentados.
Após o vídeo perguntamos para as crianças sobre o quê o vídeo estava falando, o quê que os bichos estavam fazendo e quais bichos apareceram. Perguntamos qual é o último “bicho” que aparece (bebê) e fizemos uma conversa sobre o que o bebê precisa comer e sobre o perigo do uso da mamadeira e da chupeta. Na sequencia propusemos para as crianças que, quem quisesse, podia dar mamá para o seu bebê (na nossa experiência os meninos manifestaram interesse em dar mamá no peito e foram incentivados a experimentar).
Finalizamos a brincadeira com um passeio no parque com os bebês (bonecas).
* Tá Na Hora de Mamar
Palavra Cantada
Compositor: Paulo Tatit/ Zé Tatit
Da floresta da Tijuca ao sertão do Ceará
Do Egito até a China, do Saara ao Canadá
Todo bicho quer brincar, mas é hora de mamar
Mamãe-bicho tem paciência e não cansa de chamar
Diz que se passar da hora o bichinho vai chorar
Macaquinho vem pra cá, tá na hora de mamar
Macaquinho já mamou tudo o que tinha pra mamar
Mas estou vendo no muro um gatinho angorá
Hei, gatinho, vem pra cá, tá na hora de mamar!
O gatinho já mamou tudo o que tinha pra mamar
Mas no pasto o carneirinho não se cansa de berrar
Carneirinho vem pra cá, tá na hora de mamar
Carneirinho já mamou tudo o que tinha pra mamar
Mas eu sei de uma preguiça com preguiça de acordar
Hei, preguiça, acorda já, tá na hora de mamar!
A preguiça já mamou tudo o que tinha pra mamar
Já chamei 2, 3 vezes o golfinho lá no mar
Hei, golfinho, vem pra cá, tá na hora de mamar!
Todo bicho quer brincar, mas é hora de mamar…
2- ALIMENTAÇÃO DE BEBÊS
Para crianças de 4-5 anos
Programamos uma visita de uma mãe com um bebê do berçário da escola para as crianças maiores, durante a qual faríamos uma roda de conversas. Explicamos para as crianças que poderiam fazer perguntas para a mãe do bebê sobre o que ele come e o que ele não pode comer.
Durante a conversa perguntamos para as crianças se o bebê precisa de mamadeira e chupeta, trazendo esta temática para a conversa com a mãe do bebê (escolhemos bebês que não usassem mamadeira nem chupeta).
Depois da conversa a mãe amamentou o bebê para as crianças verem. Enquanto as crianças observavam o nenê mamando chamamos a atenção para a troca de carinho entre o bebê e a mãe, explicamos que o leite materno alimenta, sacia a sede e protege o bebê das doenças.
Após a conversa pedimos para as crianças fazerem desenho do bebê mamando na mamãe e fizemos uma exposição no saguão da escola com o título:
“Alimentação saudável começa com o leite materno”.
*Rosa Maria Castilho Martins – Enfermeira
Unidade de Atendimento à Criança
Universidade Federal de São Carlos – SP – Brasil