Amamentação no desenvolvimento vocal
Quando o bebê nasce é necessário uma quantidade específica de nutrientes e anticorpos presentes no leite materno. Durante a sucção do seio, a mandíbula do bebê faz um movimento para frente e para trás de forma repetitiva. Neste imenso esforço físico a criança não solta o seio, levando-o a uma respiração nasal que estimula o correto desenvolvimento das vias áreas superiores a atividade muscular da bochecha e dos músculos da mastigação. Todo esse processo estimula o crescimento dos ossos da face de maneira fisiológica.
Como os órgãos responsáveis pela articulação das palavras e fala são exatamente os mesmos exercitados pelo bebê no processo de amamentação (ou seja: lábios, língua, dentes, palato duro), podemos concluir facilmente que uma estimulação natural e saudável desses acarretará posteriormente em um desenvolvimento! de fala adequado.
A voz é a expressão da personalidade e da emoção. Desde o nascimento a voz é expressa de maneiras diferentes como choro, riso e sons de fala. Podemos dizer que um bom desenvolvimento da parte fonoarticulatória trará boas conseqüências como articulação correta das palavras. Tudo isso deve-se ao fato de que a amamentação é a maneira mais fácil e correta para que haja um bom desenvolvimento facial. Tendo em vista que não podemos esquecer que a amamentação além de ter todos esses benefícios é um momento de troca de carinho entre mãe e filho.
De acordo com Jarbas Tauryno, graduado em Canto pela Universidade Federal de Pelotas, pioneiro na pesquisa de integração da Odontologia, Fisioterapia e Saúde Vocal, a amamentação é uma “orquestra afinadíssima” composta pela pulsação, respiração e voz materna e segundo vários psicólogos esse conjunto é aprovado pelos bebês.
Jarbas Tauryno
Graduado em Canto pela Universidade Federal de Pelotas. Solistas de várias orquestras brasileiras, com destaque para a sua performance em ” Carmina Burana de Carl Orff” com a Sinfônica de Campinas e Coral USP, regido pelo maestro Benito Juarez. Já se apresentou nos mais importantes teatros do Brasil. Realizou turnês por diversos países como Uruguai, França e Espanha. É pioneiro na pesquisa e integração de várias ciências, como a Odontologia e a Fisioterapia, visando a melhoria da saúde vocal. Desenvolveu vários trabalhos e estudos científicos nestas áreas. Foi idealizador do ” Encontro Nacional de Saúde Vocal” e do “Projeto Voz e Vida” com apoio da PUC – São Paulo e do SESC. Atualmente é artista exclusivo da Lua Discos, gravadora que lançou seu primeiro CD solo ” O Canto da Transformação”.
Reportagem e texto : Luciana Manzo / Valéria Borges MTB 19.106
Midea Brasil Imprensa&Comunicação