A alimentação ideal, tão questionada e bombardeada por teorias, pode ser muito mais simples do que se imagina. As principais preocupações para se alimentar de maneira equilibrada devem ser com a quantidade e a qualidade dos alimentos que estão distribuídos no nosso dia a dia. Afinal, nosso corpo precisa exercer muitas funções e atender a várias necessidades. A fim de agrupar e entender como funcionam os alimentos, nada melhor que uma classificação. Assim, consideramos hoje, três grandes grupos: construtores, energéticos e reguladores. É importante lembrar que todas as pessoas precisam se alimentar diariamente destes três grupos, em quantidades variadas, dependendo das suas atividades físicas, idade e sexo.
Constituem alimentos construtores aqueles responsáveis pela construção e reparação de tecidos corporais. As proteínas são excelentes fontes de alimentos construtores : carnes em geral, ovos, leite e derivados. As proteínas são nutrientes que participam da multiplicação das células e, por isso, são essenciais para o crescimento da criança.
Alimentos energéticos (carboidratos) são responsáveis pela grande produção diária de energia necessária para a realização de nossas atividades. Quem garante esta função são os pães, massas, cará, inhame, mandioca, batata, mandioquinha, batata-doce, biscoitos, mel, doces em geral, além de cereais (arroz, trigo, aveia)e farinhas.
Os alimentos que exercem função de reguladores (vitaminas e minerais) são importantes para manutenção da saúde, já que regulam tão diversos quanto complicados processos bioquímicos. Eles controlam o funcionamento do organismo e o crescimento da criança. Como estão presentes nos alimentos em quantidades bem pequenas, estes nutrientes são mais conhecidos como micronutrientes. Frutas e hortaliças são as melhores fontes.
O ideal é que em cada refeição estejam presentes um alimento de cada um destes grupos,em quantidades adequadas e, de preferência, que se mantenha, no dia a dia, horários regulares para se alimentar. Mastigar bem os alimentos e beber água antes ou depois das refeições são dicas importantes.
Vale lembrar que alimentos ricos em fibras são elementos de peso na alimentação. Use hortaliças e frutas sempre higienizados corretamente.
Fania Szydlow Benchimol
Nutricionista – CRN4951002767