Duração da AMAMENTAÇÃO e risco de doenças alérgicas na infância em países em desenvolvimento
Aleitamento materno exclusivo parece reduzir o risco de alergias nos países ocidentais, porém há poucos relatos em países em desenvolvimento. Pesquisadores publicaram, recentemente, no Allergy and Asthma Proceedings, um estudo em que procuraram avaliar o efeito do aleitamento materno exclusivo sobre o desenvolvimento de doenças alérgicas e de eczema em um país em desenvolvimento.
Foi realizada uma pesquisa de corte transversal em clínicas de pacientes pediátricos hígidos, em onze centros de saúde primária, no Hamad Medical Corporation, no Catar. Um desenho de amostragem multiestágio foi utilizado e uma amostra representativa de 1500 pacientes pediátricos (0 a 5 anos de idade) e mães (18 a 47 anos de idade) foram pesquisados entre Outubro de 2006 e Setembro de 2007. Destas, 1278 mães (85,2%) participaram do estudo. Um questionário anônimo e confidencial avaliando aleitamento materno e doenças alérgicas foi completado por mães que levavam seus filhos para imunização. O questionário incluía rinite alérgica, sibilância, eczema, tipo e duração do aleitamento materno, hábitos tabágicos dos pais, número de irmãos, renda familiar, nível educacional materno e alergias que os pais apresentavam. Métodos estatísticos uni- e multivariados foram utilizados para análise estatística.
Mais da metade dos pacientes pediátricos (59,3%) estava em aleitamento materno. A duração do aleitamento materno associou-se à idade materna. A prevalência de eczema (19,4%), rinite alérgica (22,6%) e sibilância (12,7%) foi significativamente menos freqüente em pacientes em aleitamento materno prolongado (> 6 meses), comparados a pacientes em aleitamento materno por menor período. A associação entre aleitamento materno exclusivo e eczema tendeu a ser semelhante em pacientes pediátricos com antecedente familiar positivo de atopia (P < 0,001) e de eczema (P < 0,001), comparado a pacientes não portadores de ambos.
Os pesquisadores concluíram que, em pacientes pediátricos de países em desenvolvimento, o aleitamento materno prolongado reduz o risco de desenvolvimento de doenças alérgicas e de eczema, mesmo na presença de antecedente materno de alergia, podendo constituir uma medida prática, eficaz e preventiva.
Duration of breast-feeding and the risk of childhood allergic diseases in a developing country – Allergy and Asthma Proceedings 2008;29(4):386-391(6)