Aconselhamento é o atendimento à Amamentação
centrada na pessoa, na mulher e no bebê.
Essa reflexão tem como referência a Medicina Centrada na Pessoa parte da abordagem proposta pelo Psicólogo e pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia no século XX, Carl Rogers (1902-1987). Renomado na área, Rogers focava seus estudos nas relações interpessoais.
A Medicina centrada na pessoa tem como base explorar a experiência de adoecer do paciente, como ele se sente, qual a ideia dele do que está acontecendo, o impacto sobre o cotidiano e as suas expectativas para o futuro sobre o que deveria ser feito.
Essas são as origens do Curso Aconselhamento em Amamentação lançado pela OMS no início dos anos 90, que se diferencia dos demais treinamentos em “manejo clínico da lactação” por incluir, além dos aspectos teóricos e práticos, o desenvolvimento de habilidades específicas de escuta e empatia. O objetivo do curso é treinar o profissional de saúde em algumas técnicas de relação interpessoal a serem praticadas com as lactantes, levando em consideração as bases psicofisiológicas da lactação.
Esse treinamento em Aconselhamento mudou radicalmente a minha prática clínica no atendimento aos binômios-trinômios mãe-bebê-pai na resolução de intercorrências na lactação.
Sou um estudioso e defensor do Aconselhamento e na 4ª edição do livro Amamentação – bases científicas escrevemos junto com a querida amiga e Enfermeira Celina Valderez um capítulo sobre as origens, os princípios, as habilidades que os profissionais que trabalham com aleitamento precisam incorporar a sua prática.
Por isso, damos boas-vindas e apoio a nova pós-graduação da Passo 1 dedicada ao “Aconselhamento em Amamentação: do pré-natal ao desmame”
Um curso de Especialização que foca nas diversas etapas do ciclo gravídico-puerperal considerando todos as conformações familiares. Com duração de aproximadamente 6 meses e sob a Coordenação da minha parceira Profa. Dra. Ludmila Tavares Ercolin, IBCLC, Especialista em Aleitamento Materno.
Sou um dos docentes e responsável pela disciplina inédita: “Aconselhamento em PaternidadeS”.
“Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.”
Carl Gustav Jung
Parafraseando esse querido Mestre da Psicologia:
“São imprescindíveis os cursos e especializações em #Aleitamento, mas desenvolver a escuta ativa, acolher, não julgar, não dar conselhos… é o que faz a diferença.”
Mais informações sobre a Especialização em Aconselhamento em: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999569595
(11) 99956-9595
*WHO CDD Breastfeeding Counselling: a training course. UPDATE No.14, 1994.
Rio, 6 de janeiro, Dia de Reis, 2022