NÃO separar o bebê de sua mãe no nascimento
Mãe e bebê jamais deveriam ser separados
Segundo o neonatologista e especialista em Neurociência perinatal, Nils Bergman, a separação é a pior entres as piores coisas que podem acontecer com alguém ao nascer.
Nossa cultura ao invés de apoiar a díade e protegê-la, faz de tudo para interferir. Separa o bebê da sua mãe, o deixa sozinho por muito tempo. Se ele chora, diz que não devemos atendê-lo.
Mãe e bebê jamais deveriam ser separados. O bebê separado de sua mãe se desespera. Se desencadeia a liberação de hormônios de estresse em efeito cascata. Então se ativa sua programação genética de defesa. Ele se fecha ao crescimento e à nutrição, e dedica toda a sua energia à sobrevivência.
Mãe e bebê jamais deveriam ser separados. No corpo da mãe o bebê tem a continuidade do habitat que ele possuía no útero, e dela recebe o que recebia lá dentro: oxigenação, calor, nutrição e proteção.
Mãe e bebê nunca deveriam ser separados. Nesse colo, nesse abraço, nesse contato pele a pele, acontecem coisas tão incríveis que nem mesmo a mais avançada tecnologia conseguiu produzir um substituto melhor.
*@gabicbs é Puericultora, mãe de três, editora especial do portal aleitamento.com e autora do livro “Leite Fraco? – Guia prático para uma amamentação sem mitos“.
Foto mãebebê: @elliana_allon