30 anos da SMAM: Ministério não respeita slogan e tema sugerido pela WABA
Summary
Com o slogan “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou, em Brasília/DF, a Campanha de Amamentação, em alusão à Semana Mundial desse ano. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.
Reparem que, em 2012 o slogan da SMAM proposto pela agência de publicidade contratada pelo Ministério da Saúde foi “Amamentar hoje é pensar no futuro”, semelhante ao desse ano.
Prof. Marcus Renato de Carvalho
Foi lançada nesta segunda-feira (1°) a “Campanha Nacional de Amamentação 2022” do Ministério da Saúde que nega mais uma vez a proposta da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) para a Semana Mundial de Aleitamento – #agostodourado.
Segundo o Ministério o objetivo é fortalecer e incentivar a amamentação de forma exclusiva até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais. Além disso, a campanha visa dar suporte a mulheres e redes de apoio com relação à amamentação e seus benefícios para a criança e para a mãe.
Com o slogan “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou, em Brasília/DF, a Campanha de Amamentação, em alusão à Semana Mundial desse ano. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.
Reparem que, em 2012 o slogan da SMAM proposto pela agência de publicidade contratada pelo Ministério da Saúde foi “Amamentar hoje é pensar no futuro”, semelhante ao desse ano.
O tema escolhido pelo Ministério da Saúde não é o que foi acordado com o movimento de ativistas brasileiros, proposto pela WABA – Aliança Mundial pró Amamentação e que há mais de 2 meses circula nas redes sociais:
“Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando.”
A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de aumentar para 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.
Os percentuais referentes ao aleitamento materno no Brasil são positivos, segundo Janini Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
“Dados recentes mostram que a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida é de 62%. Esse primeiro contato é extremamente benéfico”, explica. “Temos ainda uma prevalência de aleitamento materno de mais de 60% para crianças menores de dois anos”, acrescenta Janini.
Atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança apenas 45,8% dos bebês com até seis meses: abaixo da meta estabelecida pela OMS.
Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama. Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
O depoimento de Raquel Gomes Ferreira, mãe da Lara Nakamura, de 5 meses de idade, ressaltou a importância do aleitamento materno.
“Eu reforço para todas as mães e até mesmo para as mulheres que querem ser mães um dia, que o aleitamento é a mais linda forma de amor e respeito com os nossos filhos. Enquanto ela quiser e eu puder, vou amamentar”, declarou.
O Ministério para mostrar serviço, afirmou que:
– De 2013 a 2021, mais de 60 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde foram capacitados na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
– Através da portaria nº 13/2022 instituiu a Câmara Técnica de Aleitamento Materno. Em maio, a portaria 1.124 repassou R$ 2,7 milhões para o apoio às ações de aleitamento materno no âmbito da Atenção Primária.
Infelizmente são pequenas ações e pontuais para um país com a dimensão continental como o nosso e para enfrentar as causas de desmame precoce e apoiar verdadeiramente as lactantes, os lactentes e seus familiares. Merecíamos que a Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno que é exemplar, fosse efetivamente implementada.
Outro grave problema de comunicação é que há uma SMAM dos ativistas, especialistas, consultoras de amamentação e outra campanha que é apenas do Ministério da Saúde, não havendo uma soma de esforços…
Fonte: Fran Martins – Ministério da Saúde
Leia aqui no aleitamento.com as propostas para a SMAM desse ano proposta pela WABA:
Semana Mundial de Aleitamento 2022: tema definido
Seminário online sobre a SMAM 2022: 24 de junho
Seminário da SMAM 2022: um resumo do que rolou