Especialização em Aleitamento Materno é inédita no país
Com o objetivo de capacitar profissionais que possam atuar em instituições voltadas para a assistência à criança, especialmente na área do aleitamento materno, em conformidade com a política nacional do Ministério da Saúde, o Cesumar está oferecendo este ano o primeiro curso de especialização em Aleitamento Materno do país.
O curso é dirigido aos profissionais de nível superior, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros da área da saúde.
Além de preparar os profissionais para uma assistência mais qualificada às mães e aos bebês quando em fase de amamentação, o curso também pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas, uma vez que se entende hoje que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Os estudantes dessa pós-graduação serão preparados ainda para a prova do IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners), através da qual é possível obter o certificado internacional de consultor em lactação, título que apenas 64 profissionais possuem no Brasil.
O objetivo básico do Certificado Internacional de Consultor em Lactação é beneficiar o público por meio do estabelecimento de critérios mínimos para a prática dos profissionais que se dedicam ao aleitamento materno. “Os profissionais que trabalham com aleitamento materno e possuem este certificado são reconhecidos e, em muitos países, recebem oportunidades diferenciadas em relação àqueles que não o possuem”, explica a coordenadora do curso, a doutora em pediatria Cristiane Gomes.
A especialização em Aleitamento Materno oferece 35 vagas. A carga horária é de 360 horas, com encontros mensais e aulas às sextas-feiras à noite, sábado pela manhã e à tarde e domingo pela manhã. A duração do curso é de 18 meses.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro pelo site www.cesumar.br/posgraduacao/cursos2010
Outras informações neste mesmo endereço ou pelo telefone 44-3027-6360, ramal 255 ou pelo e-mail: [email protected]