PREMIAÇÃO
Personalidade do Ano em Amamentação
O objetivo do Prêmio “Personalidade do ano na Amamentação” é reconhecer os esforços de brasileir@s na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
O ganhador a cada ano receberá um diploma de gratidão por seus esforços de recuperar a cultura da amamentação.
Representa nosso agradecimento pelo trabalho, a dedicação e o talento de personalidades que servem de inspiração para o país e para o mundo.
Em 2017 @s leitor@s estarão convidad@s a participar, indicando, com o seu voto, o que mais se sobressaiu nos esforços de incentivar o aleitamento. Faremos uma enquete através do nosso portal e nas nossas redes sociais. Vale lembrar que as iniciativas podem ter sido nos anos ou décadas anteriores, levando em conta a trajetória dessas personalidades.
Uma menção honrosa especial para 2017 será para o Papa Francisco por suas manifestações explícitas no apoio à nutriz e seu direito de amamentar em público e inclusive explicitamente na Capela Sistina no Vaticano.
O escolhido para receber essa premiação ano 2016 é um consenso entre estudiosos e especialistas: é o nosso querido
Professor Cesar Victora,
Médico, Epidemiologista, Pesquisador internacionalmente reconhecido, docente da UFPel – Universidade Federal de Pelotas e que no ano passado lançou a
Série Breastfeeding do The Lancet.
Ele merece esse nosso “Prêmio Nobel da Amamentação”. É uma pena que o governo brasileiro não reconheça e premie um pesquisador que fez tanto para a saúde da nossa população.
Cesar Victora é Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal
de Pelotas, onde foi admitido em 1977 após graduar-se em Medicina pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1983, obteve o título de PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres.
Já orientou 19 mestres e 15 doutores, dois dos quais venceram o Prêmio CAPES de Teses em 2010 e 2013. Em 2003, coordenou a Série de Sobrevivência Infantil Lancet/Bellagio, um conjunto de cinco artigos científicos com grande impacto sobre as políticas globais. Atua ainda como pesquisador nível 1-A do CNPq, Professor Visitante das Universidades de Oxford, Londres e Johns Hopkins e Membro do Conselho Editorial de várias revistas, inclusive The Lancet. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de Medicina em 2005 e o Prêmio Scopus/CAPES por produtividade científica em 2006, sendo eleito neste ano para a Academia Brasileira de Ciências e indicado para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais em Saúde.
Em 2008 recebeu o Prêmio Abraham Horwitz para Liderança em Saúde Inter-Americana, da OPAS, havendo também sido agraciado com o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008) e da Ordem Nacional do Mérito Médico (2010). Em 2011, recebeu o Prêmio Global de Pesquisa Pediátrica em Denver (USA). Em 2013, recebeu o Wellcome Trust Senior Investigator Award, com financiamento de sete anos para criar um Observatório Global de Desigualdades em Saúde Materno-Infantil. Foi presidente da Associação Epidemiológica Internacional (período de 2011-14).
Tivemos a honra de ter o Prof. Cesar Victora como Prefaciador da 4ª. edição do livro “Amamentação – bases científicas” em 2016.
Obviamente o prêmio é simbólico e infelizmente é não pecuniário, mas é o nosso gesto de agradecimento e nosso incentivo para que continue seus esforços de provar que a amamentação é um dos primeiros direitos de todo ser humano.
Estamos confeccionando um Diploma especial que será entregue no dia 10 de agosto no Rio de Janeiro quando receberá do Governo do Canadá o
Prêmio “John Dirks Canada Gairdner Global Health Award” 2017.
Esse reconhecimento o credencia para receber o Prêmio Nobel de Medicina.
Na TV aleitamento publicamos um vídeo reportagem sobre esse importante prêmio do Canadá.
Fiquem ligados durante esse ano para nos indicar candidatos à Premiação 2017 que será divulgada no início de 2018. Mandem para gente suas sugestões.
Essa premiação é uma iniciativa do portal
www.aleitamento.com com o apoio da FW2 Agência Digital.
FOTO: DANIELA XU (/UFPEL/divulgação) certificado sendo confeccionado