ESTRATÉGIA BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS SAUDÁVEIS
A Contribuição da EBBS para a construção de uma política de atenção integral à saúde da criança
Livro mostra ação da Estratégia
A experiência da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS) com o desenvolvimento de ações voltadas para a primeira infância em seis municípios-piloto escolhidos para a primeira fase do projeto foi relatada no livro “A contribuição da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis para a construção de uma política de atenção integral à saúde da Criança”. Lançado nesta quinta-feira, 21 de março, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília (DF), o livro conta a trajetória e os resultados da implementação da estratégia nos municípios de Araripina (PE), Santa Filomena (PE), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ).
O lançamento teve a participação de, aproximadamente, 200 convidados, entre personalidades que contribuíram com a história da EBBS e participantes do 6º Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde da Criança dos Estados e Capitais – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, realizado de 19 a 21 de março, pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (ATSCAM) − do Ministério da Saúde, em parceria com a EBBS.
Na cerimônia de lançamento, a coordenadora da EBBS, Liliane Penello, contou que a EBBS buscou uma sustentação teórica para mostrar que o desenvolvimento da primeira infância desde os primeiros momentos de vida, quando os vínculos especiais da criança com a mãe, o pai, ou o cuidador são estabelecidos, é essencial para garantir um ambiente facilitador à vida e à construção de um novo ser na sociedade.
“Tivemos a oportunidade de reunir grande número de pessoas, não só da área da Saúde, mas também de outras áreas para pensar saúde e o desenvolvimento, e associar o crescimento e o desenvolvimento do país com o crescimento e o desenvolvimento das nossas brasileirinhas e brasileirinhos”, disse Liliane.
Dário Frederico Pasche, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS), considera a experiência da EBBS o resultado de um enorme compromisso que o governo federal assumiu no caminho para a construção de uma política pública voltada para a infância, com o compromisso ético e político de avaliar a experiência da estratégia como um dispositivo para a formulação dessa política.
Na opinião de Pasche, a obra torna dizível o que é possível fazer no Brasil no campo da primeira infância. “Um país que quer se desenvolver com justiça social, e não apenas crescer, precisa olhar com muito carinho e responsabilidade para as suas crianças”, disse ele. Na avaliação de Pasche, não há crescimento e desenvolvimento sem justiça social. “Por isso, políticas como distribuição de renda são estratégicas, pois retiram pessoas de uma situação indigna, contribuem para a redução das situações de violências e para um desenvolvimento mais pleno e saudável”, disse.
Para Paulo Bonilha, coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (Dapes/SAS/MS), um dos frutos mais significativos da parceria é a consolidação do coletivo de coordenadores de saúde da criança dos estados e capitais que, com o apoio técnico e conceitual da EBBS, tornou possível a articulação interfederativa para a construção da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança no país. “O trabalho da EBBS nos municípios-piloto mostrou a potência do uso do apoio institucional para buscar a intersetorialidade como forma de garantir os direitos da criança, juntando saúde, educação e assistência social pelo objetivo comum do pleno desenvolvimento, e não apenas crescimento, das crianças no período crítico da primeira infância”, afirmou Bonilha.
É com grande satisfação que aviso que o e-Book do Livro “A Contribuição da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis para a construção de uma política de atenção integral à saúde da criança” já está disponível para download gratuito no link abaixo:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=17880409&sid=6205361011553264236647911&uid=11974663256713
Formato: ePub
Autor: LUGARINHO, LILIANE MENDES PENELLO E LILIANA PLANEL
Idioma: PORTUGUES
Editora: INSTITUTO FERNANDES
Assunto: MEDICINA E SAÚDE – MEDICINA
ISBN: 9788564976078
eBook em português
Ano de Lançamento: 2013
Formato: ePub
Impressão permitida: Não
Impressão de seleção: Não
Cópia permitida: Não
Cópia de seleção: Não
www.aleitamento.com recomenda!