Impactos da COVID-19 na
produtividade e na carreira de Mães Cientistas
Desde o início da pandemia o grupo Parent in Science* tem trabalhado para produzir informação com base em evidências científicas sobre o como a pandemia está impactando a equidade de gênero e raça na ciência.
Em maio, publicamos na Science uma carta alertando para o impacto da pandemia na carreira das cientistas mães: https://science.sciencemag.org/content/368/6492/724.1
Em junho, depois de coletar dados de quase 15 mil cientistas, produzimos um informativo sobre Pandemia e Produtividade na Ciência: https://bit.ly/2ApPHl0
Realizamos uma Live para apresentar o levantamento, que pode ser assistida em nosso canal: https://youtu.be/dxnzJj84jcY
Parte dos dados deste levantamento foram divulgados como preprint (que está em processo de revisão em um periódico agora!):
https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.07.04.187583v1
Nossos dados foram citados em editoriais de duas das principais revistas científicas do mundo: Nature e Science.
Confira as matérias abaixo:
Nature: https://www.nature.com/articles/d41586-020-02288-3
Science:
https://www.sciencemag.org/…/pandemic-hitting-scientist…
E os dados também foram mostrados recentemente em um artigo da “Career Guide” da Nature: https://www.nature.com/articles/d41586-020-02681-y
Muito importante que este assunto esteja ganhando visibilidade, pois as consequências serão devastadoras se ações institucionais não forem tomadas, imediatamente!
*Parent in Science
é formado por cientistas mães (e alguns pais), que resolveram encarar esta missão de trazer conhecimento sobre a questão da “Maternidade e Ciência” que, até então, era ignorada no meio científico.
Ao longo destes três anos, apresentamos dezenas de seminários e palestras em diferentes cidades, levando para todo o Brasil a discussão sobre maternidade e carreira.
Fomos pioneiras no levantamento de dados para avaliar, profundamente, as consequências da chegada dos filhos na carreira científica de mulheres e homens, em diferentes etapas da vida acadêmica.
Nossas ações levaram a mudanças concretas no cenário científico brasileiro, trazendo a maternidade para o centro da discussão. Hoje, diferentes editais de financiamento consideram os períodos de licença-maternidade na análise de currículos! Um tremendo avanço, graças à mobilização do nosso grupo e seus apoiadores!
O Parent in Science surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a maternidade (e paternidade!) dentro do universo da ciência do Brasil. Iniciamos nossos ações para preencher um vazio, de dados e de conhecimento, sobre uma questão fundamental: o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens. Nunca imaginamos que teríamos o alcance que estamos tendo…. mas sabemos que estamos apenas no começo de uma jornada bastante longa. Contamos com o apoio de todos!
Embaixadores Parent in Science
Esse programa tem como objetivo capilarizar a influência do grupo Parent in Science a um alcance nacional, buscando impacto no maior número de estados possível a fim de mobilizar redes locais, levantar dados de realidades estaduais do ecossistema científico brasileiro e habilitar soluções para problemas da esfera da maternidade na academia.
Temos a honra de comunicar que o Prof. Marcus Renato de Carvalho, Editor do aleitamento.com, Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ é um dos Embaixadores da região Sudeste. E acaba de integrar o GT Equidade de Gênero da UFRJ para apoiar a implementação das ações necessárias nesse campo – aguardem as novidades.