Summary
Para escolher uma pós-graduação em Aleitamento Materno, verifique se há coordenadores experientes e especializados que selecionam os melhores docentes e fazem a Curadoria de conteúdo. A modalidade deve ser presencial, pois o manejo clínico da lactação requer habilidades práticas. O curso deve preparar para a certificação pelo International Board Certified Lactation Consultant® e capacitar para a gestão de políticas públicas de aleitamento. A instituição deve ser autorizada pelo MEC, e o conteúdo deve cobrir todas as áreas essenciais para uma consultoria de amamentação eficaz.
Atualmente há uma enorme oferta de cursos de pós-graduação em amamentação, o que nos deixa satisfeitos, contudo, infelizmente, nem todos são de qualidade e confiáveis.
Como eleger a melhor Especialização?
Recomendamos que verifiquem algumas características:
1 – A Pós têm Coordenadores experientes, especializados e conhecidos nessa área. Esses profissionais são os Curadores de conteúdo, elegendo também os melhores docentes para cada disciplina.
2 – É presencial? Uma pós em Aleitamento não pode ser totalmente em EaD porque o manejo clínico da lactação exige habilidades psicomotoras, de comunicação e práticas clínicas.
3 – Esse curso têm matérias que te darão suporte para prestar a prova anual de Certificação pelo International Board Certified Lactation Consultant®?
4 – Essa pós, além de preparar para o atendimento clínico também te capacita para a gestão de políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento?
5 – O corpo docente e discente é de variada formação? Há enfermeiras, médicos, odontos, fonos, nutricionistas, psicólogas…? Essa multiplicidade de olhares enriquece as discussões.
6 – Essa Especialização é oferecida por uma instituição de ensino autorizada pelo MEC?
7 – Quais os conteúdos que são imprescindíveis? Que questões não podem faltar para o desempenho de uma consultoria de amamentação efetiva?
A aula inaugural do nosso curso de pós-graduação “Aleitamento Materno: bases científicas à prática clínica” será no dia 24 e 25 de agosto em São Paulo, capital e abordará: A amamentação como um ato psicossomático complexo, A ciência da hora dourada, a apresentação de todas as disciplinas, docentes, normas e programa. Será explicado a importância das visitas técnicas, participação em eventos e congressos… As disciplinas incluem Medicalização e Iatrogenias no Manejo Clínico da Lactação e Leite Materno – Um Universo a Desvendar, nesse primeiro final de semana, estarão à frente, os Coordenadores, o Prof. Marcus Renato de Carvalho e a Prof. Flavia Schaidhauer.
Biologia Estrutural da Mama, Lactogênese e Psicossomática, mastite, hipogalactia e hiper lactação, Imunologia e Microbioma, Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático, Banco de Leite Humano, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, o Método Canguru, Nutrição da lactante, alimentação complementar saudável, interpretação de curvas de crescimento e acompanhamento do desenvolvimento infantil, composição nutricional do leite humano, apoio a lactantes PCD, saúde mental materna, Aconselhamento (a arte da escuta), Amamentação na população LGBTQIA+, Drogas ilícitas, Galactogogos, Doenças Infectocontagiosas e Vacinas, Negritude & Feminismo, laserterapia… O curso inclui ainda simulação de questões para a certificação IBCLC, Manejo Ampliado – políticas públicas, estratégias como a iniciativa Amamenta Alimenta Brasil x IUBAAM, MTA, NBACAL e Código Internacional, Ética e atuação profissional, conflito de interesses, legislações…
Acreditamos que o investimento na sua formação pode transformar os rumos de sua atuação profissional
Saiba mais sobre a Pós-Graduação
“Aleitamento Materno: bases científicas à prática clínica”
e garanta a sua vaga em
https://institutociclosensino.com.br/aleitamento-materno-bases-cientificas-a-pratica-clinica-2024/