
Summary
O portal aleitamento.com atua desde 1996 promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento, alinhando-se às diretrizes da UNICEF e aos ODS. Defende o aleitamento exclusivo até os 6 meses e continuado até os 2 anos ou mais, destacando seus amplos benefícios para a saúde da mãe e da criança. O site oferece conteúdos gratuitos, baseados em evidências científicas, e disponibiliza um aplicativo educativo para apoiar famílias na amamentação. A iniciativa é reconhecida pelo Unicef como de utilidade pública e essencial para a redução da mortalidade infantil e promoção do bem-estar. A equipe esclarece que não se trata de uma empresa com fins lucrativos e solicita apoio financeiro para manter e ampliar suas atividades. A meta global de 70% de aleitamento exclusivo até 2030 ainda está distante no Brasil, exigindo mais investimentos em políticas públicas, divulgação científica acessível e ações de incentivo à amamentação e à alimentação complementar saudável.
DECLARAÇÃO do UNICEF
A empresa aleitamento.com é uma organização que tem demonstrado um compromisso notável com a promoção e o apoio ao aleitamento, humanização da atenção no parto e nascimento, Cuidado Mãe-Canguru ao recém-nascido prematuro, Bancos de Leite Humano, Maternidades Amigas da Criança e outras iniciativas correlatas no Brasil.

O trabalho do aleitamento.com alinha-se com as diretrizes e recomendações do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, que consistentemente enfatiza a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e a sua continuidade, com alimentação complementar adequada, até os dois anos ou mais. O aleitamento materno é uma das intervenções mais eficazes para garantir a saúde, a nutrição e a sobrevivência infantil, oferecendo benefícios imunológicos, nutricionais e de desenvolvimento cruciais para o bebê, além de vantagens significativas para a mãe.
A empresa aleitamento.com tem se destacado na disseminação de informações precisas e baseadas em evidências sobre as melhores práticas de aleitamento materno. Seus recursos educativos, incluindo o App tem como objetivo preencher uma lacuna das necessidades de informações de qualidade para mães e famílias, apoiando-as a superar desafios e a estabelecer uma amamentação bem-sucedida. Ao disseminar essas informações, a Aleitamento.com contribui diretamente para os objetivos globais de saúde infantil defendidos pelo Unicef, como a redução da mortalidade infantil e a melhoria do bem-estar materno e infantil.
Em suma, a aleitamento.com desempenha um papel fundamental na promoção de uma prática essencial na nutrição e desenvolvimento na primeira infância, em consonância com as recomendações nacionais e mundiais em desenvolvimento infantil. O Unicef apoia essa iniciativa e recomenda uma ampliação da disseminação de informações seguras que envolvem aleitamento materno, saúde e nutrição na primeira infância.
Brasília, 08 de Maio de 2025
Luciana Phebo – Chefe de Saúde e Nutrição – UNICEF Brasil
A equipe do nosso site e aplicativo sente-se honrada com essa Declaração do Fundo das Nações Unidas para a Infância e agradecida com esse reconhecimento.
Nossas atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento é diverso e inclusivo e engloba o seu entorno: humanização do parto e nascimento, bancos de Leite Humano, cuidado mãe canguru, paternidadeS… Atuamos sem conflitos de interesses e prestamos um serviço de utilidade pública.
Desde 1996 temos esse compromisso de responsabilidade social e procuramos sempre a inovação, por exemplo com a criação do app gratuito Aleitamento já na 3a versão.
Gostaríamos de fazer uma ressalva esclarecendo que não somos uma “Empresa”, o que pode dar margem ao entendimento que temos fins lucrativos, muito pelo contrário, não desenvolvemos nenhuma atividade comercial. Tudo no aleitamento.com é gratuito, mas nada é de graça para o aleitamento.com
Precisamos de apoio financeiro para continuar e ampliar nossas atividades de promoção da saúde e prevenção da morbimortalidade materno infantil.
Parafraseando o nosso colega Pediatra Carlos Gonzalez:
“Se existisse uma VACINA com todos os benefícios do LEITE MATERNO, as mães, os pais e os gestores públicos pagariam o que fosse para tê-la.”
Segundo o Unicef da Nigéria, a cada 1 US$ investido na amamentação, 35 US$ são gerados em retorno econômico, com menos despesas com doenças, medicações, complicações e internações de crianças.
O Vice-presidente do Banco Mundial para Desenvolvimento Humano, Keith Hansen, afirmou na série do The Lancet, 2016:
“Se a amamentação não existisse, quem a inventasse deveria ganhar dois prêmios Nobel de uma vez: em Medicina e Economia”.
Mais investimentos em políticas públicas e publicidade em aleitamento é urgente
A meta para 2030, alinhada com os Objetivos Globais de Nutrição da ONU, é alcançar 70% de amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida das crianças. Atualmente, a prevalência de amamentação exclusiva no Brasil é de 45,8%, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2021. No ritmo que estamos não alcançaremos essa meta. É preciso mais recursos na promoção do aleitamento e da alimentação complementar saudável, prover mais informação científica, atualizada em linguagem acessível.
O portal aleitamento.com têm esses compromissos e precisa de apoio para continuar a cumpri-lo.
Prof. Marcus Renato de Carvalho – www.agostodourado.com
Pediatra, Sanitarista, Especialista em Comunicação em Saúde pelo ICICT/FioCruz. Curador dos 6 Seminários preparatórios da SMAM – 2020-2025. Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ. Editor do portal aleitamento.com Especialista em Amamentação pelo IBCLC e Wellstart International. Membro do Comitê de Lactancia Materna da ALAPE – Associação Latino-Americana de Pediatria. Membro do Colegiado da ReHuNa. Editor e um dos autores das 5 edições do livro “Amamentação – bases científicas” @marcus.decarvalho