Summary
Folia de Reis é uma manifestação religiosa e cultural que ocorre, todos os anos, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro em várias regiões do Brasil. Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis. O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e os tradicionais festejos desse dia são patrimônio cultural imaterial.
Os Teólogos explicam que os Reis Magos não ofereceram bens materiais – ofertaram metáforas.
O ouro representando o reconhecimento da realeza do menino Jesus; o incenso, a sua divindade; e a mirra, a sua humanidade. José E. Agualusa
Pesquisadores afirmam que o primeiro texto que descreve os três magos é do século V e assinado por São Beda, “o venerável”. Em “Excerpta et Colletanea”, ele conta que Belquior ou Melquior tinha cabelos e barbas brancas, era europeu, estava na faixa dos 60 anos e levou um cofre de ouro, para reforçar a realeza de Jesus Cristo.
Um homem maduro, com cerca de 40 anos, Gaspar vinha do Oriente e chegou com incenso para comprovar a divindade de Jesus.
Baltazar, negro, e o mais jovem dos magos, era imberbe, tinha acabado de fazer 20 anos e trouxe mirra*, símbolo de morte, redenção e um sinal da imortalidade e humanidade de Jesus.
Desde então foram divulgadas muitas interpretações dos três visitantes de Cristo, considerados os primeiros Astrólogos da história. O Dia de Reis, a festa da Epifania, é uma revelação de Deus aos homens sobre a divindade de seu filho. Carolina Chagas
*Mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades antissépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento …
Folia de Reis é uma manifestação religiosa e cultural que ocorre, todos os anos, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro em várias regiões do Brasil. Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis.
Ligada à religião católica, a Folia de Reis comemora a visita dos três reis magos para conhecer o menino Jesus, no dia 6 de janeiro, em Belém, atual Palestina. Essa data comemorativa é chamada de Dia de Reis.
Segundo a história, os três reis magos foram guiados pela estrela de Belém para chegar até Jesus. Pela importância do evento, o momento é celebrado e considerado um festejo.
Essa Solenidade da Epifania do Senhor é celebrado em 6 de janeiro, entendida também como o momento de encerramento das celebrações natalinas.
As comemorações do Dia de Reis foram trazidas ao Brasil pelos portugueses e se estabeleceram como uma prática cultural de nosso país, se manifestando de diversas maneiras em cada região. O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e em partes do país as tradições desse dia são patrimônio cultural imaterial.
Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes.[3] Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia:
– a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a
– a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.[4]
Wikipedia
Esse texto é também para comemorar o aniversário da minha filha, Clara que completa hoje 30 anos e é uma estrela que guia a minha vida. Marcus Renato de Carvalho