BOAS PRÁTICAS em Saúde Materno-Infantil: conteúdo científico
O Portal de Boas Práticas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde (MS).
Integrado por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, o Portal está inserido no contexto do papel nacional do IFF: gerar e difundir conhecimento para a implantação de políticas e programas de saúde inerentes as suas atividades, baseados no cenário demográfico e epidemiológico e na melhor evidência científica disponível.
OBJETIVOS DO PORTAL
- Disseminar conhecimento visando a melhoria da prática clínica nas áreas da saúde da mulher, da criança e do adolescente.
- Proporcionar um espaço de debate sobre temas relevantes para a prática clínica.
PÚBLICO esperado
- Serviços do SUS, suas gerências e equipes;
- Gestores e equipe técnica de Secretarias Estaduais e Municipais;
- Gestores e equipe técnica do Ministério da Saúde;
- Profissionais de saúde.
PREMISSAS DO PORTAL
- Atender aos princípios do Sistema Único de Saúde;
- Possibilitar a continuidade das estratégias de qualificação do cuidado desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, promovendo um diálogo na construção do conhecimento e na melhoria das práticas nos serviços;
- Priorizar temas relevantes para redução da morbimortalidade e melhoria do cuidado nas áreas de atuação do IFF/Fiocruz/MS;
- Priorizar a disseminação de práticas reconhecidas pela força de sua evidência científica;
- Abordar os conteúdos mantendo o compromisso com os conceitos de integralidade e indissociabilidade da gestão e do cuidado, assim como com a organização do cuidado em rede;
- Ser uma iniciativa integrada por diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa.
EIXOS TEMÁTICOS DO PORTAL
Os eixos principais abordam temas relacionados à saúde da mulher, da criança e de adolescentes que representam os segmentos de atuação do IFF/Fiocruz/MS nas suas ações de atenção de referência, ensino, pesquisa e apoio à formulação de políticas.
O Portal foi lançado através do Eixo da Atenção ao Recém-nascido, acaba de lançar o Eixo da Atenção às Mulheres e ao longo do caminho ganhará novo conteúdo relacionado aos demais eixos.
ESQUEMAS SÍNTESE
O conteúdo do portal está organizado seguindo esquemas síntese que apresentam os principais temas a serem abordados no cuidado às mulheres, ao recém-nascido, à criança e ao adolescente. Os esquemas foram construídos com base nas prioridades das políticas nacionais e das suas estratégias de enfrentamento, expressam o compromisso com a integralidade, com a indissociabilidade da gestão e do cuidado e com a organização em rede, elementos fundamentais para melhoria do cuidado.
Estes esquemas objetivam ainda facilitar o acesso ao acervo do portal.
Um exemplo é o Esquema Síntese do Cuidado Neonatal, relativo ao eixo da Atenção ao Recém-nascido:
POSTAGENS
Conteúdo sistematizado e disponibilizado em diversas formas de apresentação: aulas, artigos comentados e vídeos com especialistas da área sobre os temas prioritários.
BIBLIOTECA
Agrega todo o material do portal, dividido segundo os eixos do Portal e organizado conforme os temas dos esquemas síntese. Você também poderá fazer uma busca no acervo a partir de palavras-chave.
ENCONTRO COM ESPECIALISTAS
Agenda, através de web conferência, de discussões e debates com especialistas de referência, sobre temas propostos pela equipe do Portal ou sugeridos pelo público cadastrado. Para participar de um Encontro o usuário precisa fazer login no Portal ou se cadastrar e então se inscrever em cada Encontro que queira participar, as vagas são limitadas!
ACONTECE NO PORTAL
Aqui você encontra informações referentes aos novos conteúdos. É um espaço que facilita o acesso ao que há de mais recente no Portal.
CADASTRE-SE
O cadastro no site possibilita que você tenha acesso ao espaço restrito, permitindo assim interagir conosco encaminhando sugestões de temas, questionamentos e acompanhando o debate via chat com os especialistas.
Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente:
Fácil acesso. Diferentes recursos. As melhores evidências. Um olhar multiprofissional.
Nossa opinião:
Excelente iniciativa! Percebi uma falta de ênfase na AMAMENTAÇÃO, e na impossibilidade, as técnicas de ALEITAMENTO MATERNO como boas práticas que favorecem à saúde da mulher e da criança.
Prof. Marcus Renato de Carvalho