,
MEDICINA OCIDENTAL e MEDICINA ESPIRITUAL:
encontros e desencontros
&ldquo,A Medicina do futuro terá, de ser eminentemente espiritual, posiç,ã,o difí,cil de ser atualmente alcanç,ada, em razã,o da febre maldita do ouro, mas os apó,stolos dessas realidades grandiosas nã,o tardarã,o as surgir nos horizontes acadê,micos do mundo.&rdquo,
Emmanuel
 , , , , , , , , , , , , , , , , Ressaltamos o que a Medicina da atualidade tem avanç,ado em diagnó,sticos, tratamentos, incorporaç,ã,o de tecnologias, na promoç,ã,o da saú,de e prevenç,ã,o de doenç,as.
Poré,m, há, ainda muitas limitaç,õ,es e desafios &ndash, interesses comerciais, polí,ticos… que maculam os princí,pios hipocrá,ticos. Uma excessiva medicalizaç,ã,o da vida com o abuso de drogas lí,citas e ilí,citas, o consumismo, o sedentarismo, o estresse…
Vemos també,m que a sociedade tem reconhecido outras formas de pensar e praticar Medicina &ndash, a Medicina &ldquo,trê,s&rdquo,, a Medicina Integrativa ou Integral, a Psicossomá,tica, a Homeopatia…
Na á,rea acadê,mica há, nú,cleos universitá,rios de pesquisas que comprovam que somos mais que um aglomerado de cé,lulas, ó,rgã,os e sistemas.
Uma extensa produç,ã,o bibliográ,fica está, à, disposiç,ã,o para o aprofundamento da compreensã,o do ser humano como um todo, constituí,do de corpo e alma.
…
A doenç,a també,m pode ser entendida como ,&ldquo,instabilidade do processo vital, que pode resultar no seu aniquilamento, deterioraç,ã,o ou adaptaç,ã,o&rdquo, (Carillo). , A doenç,a nã,o caracterizada como um &ldquo,mal em si mesmo&rdquo, (pecado, destino, sortilé,gio, maldiç,ã,o, culpa, perda do paraí,so, degeneraç,ã,o moral… quantas coisas já, foram escritas!), mas, sim o ,caminho escolhido pelo organismo/espí,rito, o pró,prio movimento em busca, em direç,ã,o à, cura, caracterí,stica essencial de todo o complexo processo vital.
E, finalizando, ficam as palavras de sir William Osler, que no iní,cio do sé,culo XX já, dizia:
&ldquo,A Medicina Espiritual virá, como aquisiç,ã,o natural da nova humanidade, cujo exercí,cio será, realizado pelo amor e pela equanimidade.&rdquo,
Marcus Renato de Carvalho
 ,
 ,