Incentivo ao aleitamento materno:a importância do pediatra com treinamento específico
Promotion of breastfeeding: the importance of pediatricians with specific training
Resumo
Objetivos: Investigar os fatores envolvidos na manutenção do
aleitamento materno exclusivo em lactentes saudáveis nos primeiros
quatro meses de vida, com ênfase na atuação do pediatra.
Material e métodos: Foram seguidos longitudinalmente, no
Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina do Triângulo
Mineiro, Uberaba (MG), 101 lactentes saudáveis nascidos a termo,
durante seus primeiros quatro meses de vida, distribuídos de forma
aleatória em três grupos: G1, equipe multiprofissional de aleitamento
materno; G2, pediatra com treinamento em aleitamento materno;
e G3, pediatra sem treinamento em aleitamento materno. A
aleatoriedade dos grupos foi confirmada por meio de análise de
variância.
Os fatores associados ao tipo de prática alimentar aos quatro
meses foram avaliados pelo teste de qui-quadrado, bem como
pelas análises de variância e multivariável.
Resultados:
Constatou-se, de forma significativa, que ao final
do seguimento os grupos 1 e 2 apresentaram-se com percentuais
semelhantes em relação ao aleitamento materno exclusivo e
superiores ao grupo 3 (p = 0,002). O uso de chupeta associou-se
negativamente ao aleitamento materno exclusivo (p = 0,003).
Constatou-se ainda que, quanto maior a escolaridade materna,
maior a possibilidade de aleitamento materno exclusivo (p = 0,041).
Conclusões:
O pediatra altamente motivado para o incentivo ao
aleitamento materno obteve resultados semelhantes aos de uma
equipe multiprofissional de aleitamento materno no que diz respeito
às taxas de amamentação em sua clientela, o que não foi observado
quando o pediatra não apresentava essa motivação.
J Pediatr (Rio J) 2003;79(6):504-12: Aleitamento materno,
chupeta, escolaridade, pediatria, educação médica.
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