Mães Filipinas tentam quebrar o recorde do Guinnes Book de Amamentação simultânea
02.05.2007
Jennifer de la Cruz, de 22 anos, amamenta seus gêmeos, Mark Lester (esq.) e Mark Laurens (dir.).
O recorde elas mesmas possuem quando, em 2006, 3.541 mães amamentaram simultaneamente em Manila.
a má nutrição é um mal endêmico neste país asiático.
Também protestam contra os “anúncios enganosos das companhias fabricantes de fórmulas infantis“.
As milhares de mulheres que vêm de todas as regiões das Filipinas encontraram-se em um centro esportivo da cidade de Paranaque, ao sul de Manila, com o objetivo de quebrar o recorde de aleitamento materno simultâneo.
O recorde são destas mesmas mulheres filipinas, quando 3.541 amamentou simultaneamente em 2006
O evento é organizado por mais de 40 mil centros de saúde, hospitais e dos patrocinadores.
O recorde anterior, também destas mulheres, foi conseguido no dia 4 de maio do ano passado.
Este número era já extensamente superior ao precedente, quando 1.130 mulheres se encontraram em Berkeley, Califórnia (EUA) para tentar quebrar o do Guinness record de amamentação simultânea de 2002.
Mulheres espanholas no ano passado realizaram ato público igual.
A mal nutrição como problema
Nas Filipinas, “a desnutrição é dramática” como reconheceu Nicholas K. Alipui, representante da UNICEF no país, após a reunião intersetorial do ano passado.
“As publicidades não éticas das companhias produtoras de leite infantil” e “a desnutrição“, ambos são os motivos de protesto desta iniciativa.
Relatou algumas medidas simples que poderiam reverter a situação de desnutrição infantil que vive as Filipinas e afirmou que “o esforço de quebrar o Guinness record mundial é uma destas medidas.
Outras vozes presentes na convenção do ano passado, como Elvira Henares-Esguerra, diretor do ONG Crianças para Amamentação, indicaram que o aleitamento materno simultâneo era uma maneira de protestar contra o marketing abusivo das indústrias de alimentos infantis, que tentam convencer as mães que seus produtos são similares ao leite materno“.
As mães filipinas tem esperança de superar o recorde registrado em 2006.
Em 2006 conseguiram bater o recorde
Miles de madres filipinas baten récord de lactancia simultánea
Un total de 3.738 madres filipinas batieron hoy en Manila el récord Guinnes de lactancia al amamantar a sus bebés en un mismo lugar y de forma simultánea.
El alcalde de Manila, Joselito Atienza, indicó a la prensa que las madres amamantaron por espacio de un minuto a sus bebés en un acto celebrado en un complejo deportivo de la capital filipina.
El anterior récord fue establecido en 2002 en la ciudad californiana de Berkeley (EEUU) por 1.135 mujeres en periodo de lactancia.
El evento manileño estaba organizado por la alcaldía de Manila y el Fondo de la ONU para la Infancia (UNICEF).
Atienza explicó que el objetivo de la demostración es promover la lactancia materna como medio de reducir la curva de la malnutrición en los bebés menores de dos años.
Los resultados de la concentración han sido enviados a los responsables del récord Guinnes para su ratificación.
ENAM de PORTO ALEGRE TENTOU
1000 MÃES
em amamentação simultânea
No dia 2/setembro de 2006 (Sábado), às 14, no Cais do Porto de Porto Alegre, ocorrerá o “1.000 MÃES E SEUS BEBÊS AMAMENTANDO NA BEIRA DO GUAÍBA”. O evento buscará congregar o maior número possível de crianças mamando simultaneamente, para chamar a atenção à causa do aleitamento materno (e, se possível, bater o Recorde das Américas – atualmente de 1.135 mães/bebês). Este projeto conta com o apoio das maternidades de Porto Alegre, Unidades Básicas de Saúde e Universidades. Além da amamentação simultânea haverá orientações de saúde, fraldário e muitas brincadeiras. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local ou neste site.