Este é o título de uma pesquisa em andamento onde através de uma coleção histórica de 83 posters nacionais e estrangeiros, organizados em tamanhos originais (40 X 60 cm) em um portafólio, questionamos se estas peças publicitárias provenientes de vários países estão cumprindo seus objetivos de incentivo ao Aleitamento.
Expressões inadequadas; imagens tristes e soturnas; desenhos ininteligíveis num primeiro olhar; fotos com pega e posicionamento inadequados; primarismo artístico; excesso de texto e amadorismo técnico foram observados. É notória a ausência de um poster sobre os benefícios da Amamentação para a mulher e para o lactente na questão ortodôntica e fonoaudiológica e nenhuma alusão ao Método de Amenorréia Lactacional. No entanto, nota-se aprimoramento técnico nos últimos anos. Outro aspecto positivo foi o surgimento da figura masculina, a nutriz aparecendo por inteiro e não somente seus seios e utilização de temas específicos:
– alojamento conjunto;
– direito da mulher no trabalho;
– defesa do Código de Comercialização e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Concluímos que se faz necessário o trabalho conjunto e acordado entre profissionais de marketing e consultores de amamentação, e que a publicidade do aleitamento materno tem sido feita de forma amadora e portanto, ineficaz. Deve-se também ter muito claro o público que se quer atingir para que se cumpram os objetivos de fomentar a prática do aleitamento materno.
Este trabalho foi apresentado no I Congresso de Aleitamento Materno do Cone Sul em Joinville, SC, em outubro de 1996. Uma versão em espanhol e inglês foi exposta no Waba Global Forum em Bangock, Tailândia, em dezembro de 1996 e em Londrina, SC, em dezembro de 1997. Esta pesquisa é realizada com a colaboração da Licenciada uruguaia Cecília Muxi.
Aceitamos novos posteres. Fazemos permuta.