Livro recupera histórias de luto na gravidez e de bebês
Este livro foi escrito para aqueles que se sentem afetados pela perda gestacional ou neonatal e desejam se reconhecer na exteriorização dos sentimentos humanos ligados a esta temática.
Nele vocês vão encontrar diversos relatos de quem vivenciou este tipo de drama, com as mais variadas causas, histórias, sentimentos e emoções, como uma espécie de coletânea. Temos a intenção de dar visibilidade e voz ao luto destas famílias, tão silencioso e silenciado na nossa cultura, bem como trazer esperança para quem também perdeu o seu filho.
Os depoimentos são de dor do luto, luta e amor! Cada história é única, singular, transmitindo toda sua beleza, poesia e delicadeza.
Optamos por trazer também os relatos de quem acompanha as mulheres e casais que vivenciam a perda, de profissionais de saúde, psicólogos, enfermeiros, doulas, dentre outros, desejando apresentar a importância de um atendimento empático, sensível, acolhedor, respeitoso que preserve e assegure a autonomia e dignidades humanas.
Este livro foi organizado pelas integrantes do projeto Do Luto à Luta: Apoio à perda gestacional e neonatal, mulheres que vivenciaram tal drama ou sensíveis à causa: Clarissa Lupi (psicomotricista); Cristina Hodge-Bohm (designer gráfica e ilustradora); Dayana Lima (produtora de projetos sociais e artísticos); Erica Quintans (psicóloga); Flavia Camargo (advogada); Helena Aguiar (psicóloga hospitalar); Juliana Gregório (psicóloga); Larissa Lupi (psicóloga- idealizadora e fundadora); Lotte Ten (parteira); Maíra Fernandes (advogada); Raquel Couri (Vice Presidente de Recursos Humanos). .
Desejamos genuinamente, com a publicação deste material, servir de inspiração para quem está imerso na dor do luto, mostrando caminhos possíveis de ressignificação, de busca pelo sentido, motivados pelo anseio de perpetuar o amor pelos filhos perdidos.
Por fim, pretendemos chamar atenção para a importância da existência de material sobre o tema, pois a partir das emoções deflagradas e dos relatos sensíveis de quem atende estas famílias se torna evidente a necessidade de um maior cuidado com a perda gestacional e neonatal.
(Trechos da Introdução do livro, escrito por Angela Maria Rocha)
Esse livro e muitas outras iniciativas são organizadas pelo grupo:
DO LUTO à LUTA!
Somos pessoas sensíveis e engajadas à causa da perda gestacional e neonatal, pois percebemos a necessidade de um maior cuidado no atendimento a este tipo de perda nos hospitais e maternidades do Brasil, com mais respeito a autonomia e dignidade humana.
Nosso propósito é levar apoio, informação, auxílio e sensibilização no atendimento dos profissionais de saúde; assim como às mães, pais e todos os membros dessas famílias que se sentem diretamente afetados pela perda gestacional e neonatal.
Juntos somos mais fortes!
Parabéns às irmãs Larissa e Clarissa Lupi pela iniciativa do Grupo, a todos os Coautores e Equipe Do Luto à Luta.
Querida amiga Patrícia Wolff Müller e equipe,
O livro é lindo, emocionante, necessário sobre essas questões que tem pouco espaço na mídia e na capacitação de profissionais de saúde.
Comprei, li e estamos divulgando. Muito obrigado por esse trabalho tão sensível.
Prof. Marcus Renato de Carvalho
Serviço: Compre o livro na Livraria on-line Bookstart