Evento aborda dimensões culturais e segurança do
parto
ENSP, publicada em 27/10/2011
Dia 11 de novembro a Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do grupo de pesquisa do projeto Nascer no Brasil, apresentará os resultados de um programa que investiga a segurança do parto em casa. Na palestra Birthplace Study – Estudo sobre o local de parto: resultados maternos e perinatais, a professora de Obstetrícia e Saúde da Mulher do Kings College London, Jane Sandall, falará sobre a política de assistência ao parto e nascimento no Reino Unido – que busca dar respostas às necessidades das mulheres para que elas possam fazer suas escolhas melhor informadas sobre o local em que planejam sua assistência ao parto. A atividade é aberta ao público e está marcada para as 10 horas, no Salão Internacional da ENSP.
Confira o resumo da palestra
Desde os anos 1990, a política de assistência ao parto e nascimento no Reino Unido vem procurando dar respostas às necessidades das mulheres para que elas possam fazer suas escolhas mais bem informadas sobre o local em que planejam sua assistência ao parto. Essa política afirma que, dependendo das circunstâncias, a mulher e seu parceiro são capazes de escolher onde querem dar à luz: seja em casa, em casas de parto, em centros de parto normal ou em unidades de assistência obstétrica intra-hospitalar. No entanto, há lacunas nas evidências em relação às vantagens e desvantagens dessas escolhas para as mães ou bebês.
O Birthplace Study é um programa nacional que investiga a segurança do parto em casa, explorando as dimensões de qualidade e segurança dos sistemas de assistência à saúde materna, do manejo da hemorragia pós-parto, da cultura de segurança, além do desenvolvimento de um estudo de intervenção sobre a obesidade na gravidez.
Jane Sandall
Dra. Jane Sandall, é professora titular de Obstetrícia e Saúde da Mulher do Kings College London e diretora do Programa de Inovaçōes em Saúde do Centro de Pesquisa do National Institute for Health Research (NIHR) e coinvestigadora da pesquisa Birthplace Study. Jane atua em vários grupos de peritos nacionais e regionais que atuam sobre a política de assistência à maternidade e, atualmente, é presidente do Comitê de Qualidade do Departamento de Saúde Britânico em Obstetrícia e membro do grupo de coordenação nacional para pesquisas com células-tronco no Reino Unido.
Nascer no Brasil
O Nascer no Brasil é um estudo de abrangência nacional que busca estimar a prevalência de partos cesarianos ocorridos em instituições públicas e privadas do Sistema de Saúde brasileiro, segundo localização geográfica, além de descrever as complicações maternas e nos recém-nascidos por tipo de parto, com ênfase na prematuridade, bem como analisar as associações entre elas, controladas por variáveis intervenientes. Foi contemplado pelo Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) e é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF), universidades estaduais e federais e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
N