,Oficina: INTRODUÇ,Ã,O à, PRÁ,TICA do
 ,ACONSELHAMENTO em AMAMENTAÇ,Ã,O
Sã,o Paulo &ndash, SP
18 e 19 de outubro de 2013
&ldquo,Um homem sá,bio é, aquele que aprende algo de cada pessoa.&rdquo, Alejandro Jodorowisk
 ,
ð, , Dirigido a profissionais de medicina, enfermagem, nutriç,ã,o, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, musicoterapia, psicomotricidade, serviç,o social… ,interessados em se atualizar ,em como se apoia a nutriz com uma postura de &ldquo,aconselhamento&rdquo,. Aprendendo a ouvir e empoderar a lactante.
 ,
ð, , Pré,-requisito: ter sido capacitada(o) em manejo clí,nico da amamentaç,ã,o.
Vagas limitadas &ndash, turma pequena
 , ,
Coordenaç,ã,o: Prof. Marcus Renato de Carvalho, Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ onde ministra aulas para a graduaç,ã,o e ,pó,s-graduaç,ã,o ,de Medicina, Psicologia e ,Fonoaudiologia. Formado em Medicina pela UFRJ com Mestrado em Saú,de Pú,blica pela ENSP/Fio Cruz, é, pó,s-graduado em Manejo da Lactaç,ã,o pelo Wellstart International. Especialista em Amamentaç,ã,o pelo International Board Lactation Consultant Examiners – 2001.
&ldquo,Escutar já, é, falar&rdquo, – Mia Couto
 ,Programa (sujeito a modificaç,õ,es)
18 de outubro de 2013 &ndash, 6ª,. feira
 ,19h ,&ndash, recepç,ã,o, confirmaç,ã,o de inscriç,ã,o, credenciamento.
19h30 &ndash, Pré, – teste, apresentaç,ã,o dos participantes e das dinâ,micas do curso.
 ,20h &ndash, (Recordando) Amamentaç,ã,o: vantagens, psicofisiologia, té,cnicas e problemas mais comuns. (Imunologia e componentes nutricionais do leite humano. Impacto do aleitamento para o sistema estomatogná,tico, na morbi-mortalidade e na saú,de materno-infantil. Prolactina, Ocitocina, Hipó,fise anterior e posterior, PIF, FIL &ndash, peptí,deos supressores, adrenalina e noradrenalina. Lactaç,ã,o adotiva. ,Psicossomá,tica. As causas dos problemas ,na amamentaç,ã,o. Como tratar e impedir complicaç,õ,es.)
 ,21h &ndash, Divisã,o de tarefas, distribuiç,ã,o do artigo para leitura, preparo de duplas para o 2º, dia: casos clí,nicos para estudo.
21h30 – Encerramento do 1º, dia.
 ,
 ,
 ,
 ,
19 ,de outubro de 2013 – sá,bado
8h45 &ndash, Chegada e checagem das tarefas do dia em duplas.
9h &ndash, Princí,pios, Filosofia e o conceito de Aconselhamento (counseling = consejeria)
(Atitude e postura do profissional frente à, nutriz e sua famí,lia. Té,cnicas de abordagem. Aconselhamento nã,o é, dar conselhos. Uma atitude de acolhimento – por profissional ou mã,e experiente – à, nutriz onde se ouve com atenç,ã,o e juntos buscam superar as dificuldades. O Curso da OMS/UNICEF.)
9h45 &ndash, Conversa
10h &ndash, Exercí,cios e casos clí,nicos I: &ldquo,Aprendendo a ouvir a nutriz&rdquo,.
11h &ndash, Intervalo com lanche.
11h30 &ndash, Aconselhamento &ndash, bases teó,ricas e instrumentos de apoio.
12h30 &ndash, Intervalo para almoç,o
13h45 &ndash, ,Exercí,cios e casos clí,nicos II: &ldquo,Como desenvolver a confianç,a e dar apoio&rdquo,.
15h &ndash, Intervalo com lanche
15h30 - , Exercí,cio III: Quais as suas observaç,õ,es sobre o artigo de Bueno LGS, Teruya KM. Aconselhamento em amamentaç,ã,o e sua prá,tica?
16h30 &ndash, Correç,ã,o do pré,-teste.
17h - ,Exercí,cios e casos clí,nicos IV: &ldquo,Como empatizar? Mostrar que você, entende como a nutriz se sente&rdquo,.
17h30 &ndash, Avaliaç,ã,o: crí,ticas e sugestõ,es.
18h – Encerramento e entrega de certificados.
 ,Sorteio dos livros:
– Amamentaç,ã,o &ndash, bases cientí,ficas, 3ª,. ediç,ã,o (E-book).
– Da Gravidez à, Amamentaç,ã,o, 2ª,. ediç,ã,o.
 ,
 ,