Aleitamento

Seções

Tema: Medicina pediátrica

ISBN: 9788527716277

Edição:

Ano: 2010

Idioma: Português

Formato: Impresso

Editora: Guanabara Koogan

Autor(es):
Marcus Renato de Carvalho
Raquel Nascimento Tamez

Amamentação: Bases Científicas - 2ª edição

Disciplinas envolvidas: Pediatria, Nutrição, Fonoaudiologia, Odontologia, Enfermagem, Obstetrícia, Psicologia, Imunologia, Fisiologia, Anatomia, Engenharia de Alimentos, Nutrologia, Endócrinologia, Saúde Pública, Neonatologia, Anestesia, Serviço Social, Epidemiologia, Infectologia, Farmácia… 

Sobre o livro

O livro analisa com profundidade e detalhe as vantagens da amamentação, as formas de conduzi-la e de superar eventuais dificuldades, os fatores que podem interferir e as soluções adequadas para essas interferências. Com a sua publicação espera-se contribuir para que os profissionais possam prestar serviços da melhor qualidade.  A diversidade, a importância e a propriedade dos assuntos discutidos, aliadas à experiência profissional dos autores, oferecem boas perspectivas de que esse objetivo possa ser alcançado.
Nesta 2ª edição, o livro foi organizado em três grandes seções:
a) FUNDAMENTOS: onde se encontram as bases anátomo-psico-fisiológicas da amamentação, a bioquímica, os componentes nutricionais, a manipulação do leite humano e sua incrível capacidade imunológica …
b) ATUAÇÃO: Profissionais especialistas demonstram como suas visões particulares contribuem para o entendimento do todo — desde a estrutura e a função do sistema estomatognático até a atuação do psicólogo e seu olhar sobre a sexualidade humana; e os problemas clínicos: doenças, infecções, use de drogas, prematuridade, intervenções cirúrgicas … ferramentas fundamentais para o êxito do manejo clínico da lactação.
c) POLÍTICAS: para que haja efetivo aumento da prevalência da amamentação, todos esses conhecimentos têm que ser aliados a uma estratégia de planejamento e ação, complementada pelo conceito e aplicação do Manejo Ampliado da Amamentação — uma visão de saúde coletiva e de planejamento estratégico de programas sociais, movimentos comunitários, normas de comercialização de alimentos infantis e políticas públicas.

Conteúdo

PARTE I — FUNDAMENTOS
Capítulo 1 — Anatomia e Psicofisiologia da Lactação
Capítulo 2 — Amamentação Exclusiva
Capítulo 3 — Nutrição
Capítulo 4 — O Poder Imunológico do Leite Materno
Capítulo 5 — Banco de Leite Humano

PARTE II — ATUAÇÃO
Capítulo 6 — Enfoque Odontológico
Capítulo 7 — Enfoque Fonoaudiológico
Capítulo 8 — Atuação de Enfermagem
Capítulo 9 — Anestesia e Analgesia de Parto: Impacto na Amamentação
Capítulo 10 — Enfoque Obstétrico
Capítulo 11 — Aspectos Psicológicos na Lactação
Capítulo 12 — Amamentação e Sexualidade
Capítulo 13 — Mãe Canguru Tecnologia Perinatal Humana
Parte I — Uma Abordagem Bioética
Parte II — Método Mãe Canguru
Capítulo 14 — Situações Especiais do Lactente
Capítulo 15 — Situações Especiais da Nutriz
Capítulo 16 — Infecções na Nutriz
Capítulo 17 — Amamentação e Uso de Drogas

PARTE III — POLÍTICAS
Capítulo 18 — Situação e Perspectivas do Aleitamento Materno no Brasil
Capítulo 19 — A Mulher Trabalhadora e a Prática de Amamentar
Capítulo 20 — Amamentação em Atenção Primária à Saúde
Capítulo 21 — ONGs, Redes e Movimentos Sociais em Aleitamento Materno
Capítulo 22 — Identidade e Legislação de Alimentos Infantis
Capítulo 23 — Manejo Ampliado da Amamentação

Apêndices

A — Norma Brasileira de Comercialização de: Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (Portaria 2.051 do Ministério da Saúde, de 08/11/2001)
B — Regulamento Técnico para Promoção Comercial dos Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira
  Infância (ANVISA, RDC 222, de agosto de 2002)
C — Regulamento Técnico sobre Chupetas, Bicos, Mamadeiras e Protetores de Mamilo (ANVISA, RDC 221, de agosto de 2002)
D — Hospitais Amigos da Criança
E — Relação dos Bancos de Leite Humano no Brasil
F — Normas de Atenção Humanizada do
  Recém-nascido de Baixo Peso (Método Canguru)
G — Listas Eletrônicas de Discussão/Informação na Internet
H — Composição de Alimentos A, B
I —  Regulamento Técnico para o Funcionamento de Banco de Leite Humano

Sobre os autores-editores

Marcus Renato de Carvalho é Médico; Mestre em Saúde Pública; Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ e editor do site www.aleitamento.com

Raquel N. Tamez é Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem Neonatal, Centro Universitário de Maringá, Maringá – PR; Ex-Enfermeira da UTI Neonatal do Loma Linda University Children’s Hospital, Loma Linda, California – EUA e Certified Lactation Educator.
Colaboradores-autores:Wilson Mello JúniorGenair Silva RomualdoElza R. J. GiuglianiErly Catarina de MouraLuiza Maria CalvanoSoraia Drago MenconiGabriela Dorothy de CarvalhoMaria Teresa Cera SanchesRaquel da Rocha PereiraRicardo Herbert JonesVitória PamplonaSergio CecchettoTereza TomaHonorina de AlmeidaMarcos Leite dos SantosEdimilson MigowskiPhilip O. AndersonMaria de Fátima Moura de AraújoMarina Ferreira ReaMaria Inês Couto de OliveiraDenise ArcoverdeLuiz Eduardo R. de CarvalhoMarcia Dias

ATENÇÃO PROFESSOR

A Editora Guanabara Koogan reserva uma cota da tiragem de cada obra didática para divulgação junto aos professores. Assim sendo, nem todas as solicitações podem ser atendidas. Contamos com sua compreensão!

Caso esta obra atenda ao programa de sua disciplina e possa ser adotada como livro-texto, você pode solicitar um exemplar para avaliação. Entre em contato com nosso Departamento de Marketing – tel/fax (21) 3970-9490 e mantenha seu cadastro atualizado.
A Editora Guanabara Koogan não possui vendedores pracistas ou quaisquer representantes autorizados a efetuar vendas de periódicos, nacionais ou estrangeiros, em nome da empresa.

pt Portuguese
X