Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Amamentação \ Geral \ Artigo

ALERTA: PEQUENOS são GRANDES CONSUMIDORES

Por: Jornal O DIA

Alerta sobre os pequenos grandes consumidores

 

 

Documentário mostra como a ‘febre das compras’ aumenta cada vez mais o risco de obesidade e infelicidade entre crianças

POR CLARISSA MELLO

 

 

 

                Rio - Com apenas 4 ou 5 anos, elas vão maquiadas à escola. Muitas deixam de brincar de correr porque estão de salto alto. Assim como seus amiguinhos, sabem de cor o nome das marcas dos celulares no mercado, mas não têm a menor ideia do que é uma minhoca. É o que mostra o documentário ‘Criança, a Alma do Negócio’, que será lançado amanhã, às 10h, na Maternidade-Escola da UFRJ.

 

“O documentário reflete o comportamento da criança brasileira hoje. No filme, mostramos abobrinhas e chuchus às crianças e perguntamos o que era. Elas não sabiam”, conta Gabriela Vuolo, coordenadora do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, que apoiou a realização do filme. “Em compensação, sabem tudo sobre salgadinhos”, diz.

O consumismo e a publicidade voltada às crianças contribuem para a obesidade infantil. Estudo de 2007 da USP revelou que 82% dos comerciais de TV sugerem o consumo imediato de alimentos processados — 78% mostravam personagens infantis.

 

>>> VÍDEO: Veja trailer do documentário Criança, a Alma do Negócio

“Hoje, uma em cada três crianças brasileiras têm sobrepeso. É óbvio que a publicidade tem relação com isso. Elas sentam em frente à TV, onde ficam por cerca de cinco horas diárias, e só consomem produtos industrializados. Não sabem o que é fruta”, afirma.

Segundo a diretora do filme, Estela Renner, o apelo ao consumo também pode ser prejudicial ao desenvolvimento psicológico. “As crianças são insaciáveis com relação ao ter. Uma pesquisa que fiz com 100 crianças mostrou que 80% preferem ir ao shopping do que brincar no parque”, diz Estela.


O lançamento, com entrada gratuita, é na R. das Laranjeiras, 180, às 10h. Haverá debate proposto pelo Curso de Especialização em Atenção Integral em Saúde Materno Infantil.

 

Pais precisam impor limites

De acordo com Gabriela Vuolo, o estímulo ao consumo também afeta as relações sociais infantis. Só é ‘popular’ quem tem os brinquedos e as roupas da moda. “Nas escolas, ocorre discriminação, bullying. Quem não se veste ou usa os objetos anunciados na televisão acaba sendo excluído”, ressalta.

A solução, segundo a especialista, é impor limites. Mas sem se sentir culpado.

 

“Os pais não precisam ter medo de dizer não. Impor limites é educar. Além disso, eles precisam reduzir o tempo que a criança passa em frente à televisão e dialogar com os filhos para ensinar o mal que a propaganda faz”, orienta.

 


Última atualização: 09/06/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
24 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital